domingo, 7 de junho de 2009

Twitter: a Mudar as Nossas Vidas

via portal KMOL de Ana Neves em 06/06/09

Como na altura aqui comentei, foi em Julho de 2007 que me registei no Twitter com o objectivo de perceber se eram merecidos todos os elogios tecidos a esse site/ferramenta social. Nessa altura usei o Twitter como uma verdadeira principiante, dando resposta literal à questão "O que estás a fazer". Não vi as vantagens e deixei de usar o Twitter durante muito tempo.

Depois, meses mais tarde, resolvi insistir. Foi aí que comecei a usar o Twitter de forma bem diferente: olhando para a sequência de actualizações daqueles que "sigo" como fantásticas fontes de informação, usando as actualizações dessas pessoas como forma de as conhecer melhor e de me sentir perto delas, partilhando informação, pedindo ajuda e desabafando com aqueles que me "seguem".

O Twitter fez esta semana a capa da revista Time. O texto principal, com o título "How Twitter will change the way we live" vale a pena ser lido.

As principais ideias desse texto são:

  • a possibilidade que esta ferramenta dá de abrir o diálogo a um grupo mais alargado, conseguindo novas perspectivas e envolvendo as pessoas
  • a diversidade de perspectivas possíveis graças à diversidade de indivíduos que podemos "ouvir" a todo o momento
  • o Twitter dá-nos notícias sobre o "agora"
  • o Twitter é hoje aquilo que os seus fãs foram fazendo ("os utilizadores têm, eles próprios, redesenhado a ferramenta")
  • o Twitter é um importante instrumento / apoio à inovação e é também um produto de "end-user innovation"
  • "[o] mais fascinante do Twitter não é o que nos está a fazer. É o que nós lhe estamos a fazer."
  • fala-se do Twitter mas, na verdade, o que vale a pena frisar aqui é o conceito de micro-blogging e as três características - a estrutura de seguidores, partilha de links e pesquisa em tempo real. Ainda que o Twitter desapareça estes,  diz o autor, ficarão e serão integrados noutras ferramentas.

Hoje praticamente não passo sem Twitter. É uma ferramenta para curiosos preguiçosos: a informação é empurrada para os utilizadores que, sem se mexerem, ficam a saber o que se passa em todo o mundo. É também uma forma de iniciar conversas e um canal adicional para partilhar as minhas experiência, ideias e questões.

Apesar disso, tenho de dizer que é também uma grande distracção: sem um pouco de disciplina, é muito fácil passar horas a olhar para a sequência de actualizações, seguindo links e referências.

Fiquem com alguma pena que o texto da Time não tivesse abordado a utilização do Twitter (ou micro-blogging) no seio das organizações. Teremos de ser nós a fazer as nossas próprias experiências e a partilhá-las aqui… ou no Twitter :-)

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