terça-feira, 2 de junho de 2009

Internacionalização de Competências Tecnológicas

via portal KMOL de Ana Neves em 28/05/09

"Este livro é o resultado do projecto de pesquisa sobre capacitação tecnológica e inovação na indústria eletrônica em Manaus" (p 21). Na sequência do seu livro de 2001, que resumimos aqui no KMOL e que considerámos de grande qualidade, Figueiredo junta-se a Ariffin para abordar novamente o tema da capacitação tecnológica, desta feita numa região específica: a Zona Franca de Manaus.

Depois de apresentados alguns conceitos, como por exemplo o de "aprendizagem" - "o processo que permite à empresa acumular capacidade tecnológica ao longo do tempo" (p 22) - os autores caracterizam sumariamente a indústria electrónica em Manaus enquadrada nas opções governamentais passadas.

É também feita uma caracterização básica da mesma indústria na Malásia, região considerada um paralelo adequado para comparação e estudo.

Uma vez caracterizado o contexto e a realidade das empresas industriais de Manaus, os autores avançam com a descrição da abordagem escolhida para selecção da amostra, de recolha de dados e da estruturação de dados.

O capítulo seguinte, o capítulo 4, apresenta os dados e a informação recolhidas em Manaus. A comparação entre empresas é feita tendo em consideração a capacitação tecnológica nas áreas de:

  • gestão de projectos
  • equipamentos, ferramentaria, estampagem e moldagem
  • processos e organização da produção
  • produtos.

Esta comparação revelou que algumas das empresas estudadas (através de entrevistas e observação) têm níveis de capacidade tecnológica rotineira enquanto que outras revelam já uma capacidade tecnológica inovadora.

O último capítulo analisa os resultados obtidos, avançando algumas recomendações ao Governo. Faz também uma comparação entre a indústria electrónica de Manau e a de outros países asiáticos.

Este livro é pequeno e fácil de ler. Apresenta imensos gráficos que, não sendo muito monótonos (todos os gráficos eram de barras e de estilo semelhante), ajudam a quebrar o texto deste livro. Infelizmente, em algumas situações, o gráfico ajudava a baralhar quem lia o livro.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails