segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O símbolo de Angola está em perigo

via Publico.pt Última Hora de António Granado em 01/02/09

Palanca negra gigante é considerada como "criticamente ameaçada"

Ninguém sabe ao certo quantas palancas negras gigantes existem em Angola. Desde sempre que as estimativas sobre a sua população foram difíceis. Em 1959, no livro "Medidas para a protecção da palanca negra gigante de Angola", Fernando Frade falava em cerca de 500 e alertava: "As observações directas a que procedi em 1956 e 1958 não permitem dúvidas acerca do estado de decadência da população de palanca negra gigante". Em 1972, um outro investigador, João Augusto da Silva, citava as várias tentativas de contagem realizadas anteriormente para concluir: "Tão variadas e contraditórias estimativas provam que ninguém sabe quantas palancas existem porque ...porque ninguém as contou".

2 comentários:

António Carvalho disse...

Se fosse só a Palanca Negra estava Angola bem, mas o abismo está bem perto no que respeita á biodiversidade da fauna e flora, basta abrir o site www.cbd.int/doc/world/ao/ao-nr-01-pt.pdf e ler o primeiro relatório sobre a Convenção da Diversidade Biológica da autoria do Ministério do Urbanismo e Ambiente da Republica de Angola e tirarem conclusões.

Rui Moio disse...

Obrigado António Carvalho.
Foi-me grato conhecer o relatório sobre a biodiversidade da flora e da fauna de Angola (www.cbd.int/doc/world/ao/ao-nr-01-pt.pdf) cujo endereço do ficheiro acaba de me enviar.

Foi-me gratificante observar da existência de um grande número de reservas e parques naturais estabelecidos por Portugal e, mais gratificante ainda, observar que alguns destes santuários foram estabelecidos a partir da recuada década 50 do século XX.
Naqueles tempos recuados já havia uma preocupação governamental pela preservação das espécies animais e vegetais no território.

Hoje, ninguém tem dúvidas de que é urgente fazer tudo o que ainda se possa fazer para evitar a continuação da destruição da biodiversidade em África e no planeta.

Related Posts with Thumbnails