domingo, 15 de fevereiro de 2009

O espólio dos tempos da colonização: o busto de Bernardino e outros...

via GENTE DO MEU TEMPO. de princesadonamibe em 15/02/09













Encontrei esta foto em Sanzalangola, e, desculpe-me a Fernanda,
não resisti em colocá-la aqui. Trata-se do espólio daquilo que resta em bustos, fotografias, etc., dos tempos da colonização portuguesa que se encontra presentemente num Museu na cidade do Namibe.

Este espólio encontrava-se, em grande parte, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no edifício da Câmara Municipal de Moçâmedes. Recordo ter visto aí expostas as fotos de alguns dos Presidentes da República Portuguesa que podemos ver aqui:
General Egídio Craveiro Lopes, Marechal Carmona, Almirante Américo de Deus Thomás.

Ns salão dos Paços do Concelho, encontravam-se também, entre outras, as fotos de Salazar, o Presidente do Concelho,
de Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro fundador da cidade de Moçâmedes, do General Norton de Matos que foi por duas vezes governador de Angola, a primeira entre 1912 e 1915 e a segunda entre 1921 e 1923, do General Sá-da-Bandeira, e de outras tantas figuras que se haviam distinguido em cargos de governação, tais como o 1º Governador de Moçâmedes (1848-1851), visconde de Sérgio de Sousa, Simão José da Luz Soriano, promotor da colonização, o Capitão Fernando da Costa Leal (1954-1859), 5º Governador de Moçâmedes, que delineou a primeira planta topográfica da povoação, ordenou a construção da Igreja Paroquial de Santo Adrião, fez erguer a Fortaleza no local do antigo forte, fez erguer o primitivo Hospital.
Para mais informações, consultar http://mocamedes-do-antigamente.blogspot.com

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails