Gregos antigos tinham computador há 2156 anos
«Pesquisadores do Reino Unido, da Grécia e dos Estados Unidos submeteram o chamado mecanismo de Anticítera, um misterioso aparelho do ano 150 a.C., a uma tomografia computadorizada, e confirmaram que ele era capaz de prever eclipses do Sol e da Lua com antecedência de anos e grande precisão, e provavelmente também a posição dos planetas no céu.»
Fonte: Rev. TecnoCientista de 30Nov2006
Nota Pessoal:
Estraordinária notícia! Alguém consegue me explicar o funcionamento da engrenagem que previa eclipses?
Nomes a reter:
«- Físico e matemático britânico Tony Freeth, um dos responsáveis pela análise do mecanismo que está na edição desta semana da revista científica "Nature".
- Tudo indica que a pesquisa de Freeth e companhia será a palavra definitiva numa polêmica que se arrasta desde 1901, quando pescadores de esponja gregos deram de cara com um antigo navio naufragado perto da ilha de Anticítera (daí o apelido do aparelho), entre o Peloponeso (região do extremo sul da Grécia) e Creta.
- pesquisador brasileiro Germano Afonso, especialista em arqueoastronomia (o estudo da astronomia praticada por povos antigos) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
- historiador da ciência britânico Derek De Solla Price, a partir dos anos 1950. Ele propôs que o mecanismo fosse uma simulação mecânica do chamado ciclo metônico, que correlaciona a duração do ano solar com as fases da Lua.»
Rui Moio
Sem comentários:
Enviar um comentário