domingo, 13 de junho de 2004

O segredo de El Dorado

O programa O lugar da História deu-me hoje a conhecer que em plena selva amazónica, julgo que boliviana, existiu pelo século XVI uma civilização índia muito avançada. Nesses tempos corria uma lenda de que existiria para o interior do Brasil o reino do el Dorado - um reino com muito ouro.
Um espanhol, de nome Francisco de Orellana comandou em 1542 uma expedição pelo rio amazonas no século XVI e deixou um relato curioso: que encontrara uma civilização de índios no interior da selva amazónica em que as suas casas eram brancas e parecidas com as aldeias espanholas e onde as pessoas viviam em harmonia uma civilização superior com estradas e canais e onde haviam um largo comércio entre as populações.
O programa apresenta a tese de um arqueólgo (Ericson (?) que afirma ser um pesquisador de paisagens aéreas e que comprova que o relato de Orellana é verídico. O programa mostra-nos a comprovação desta tese.
Na amazónia há uma zona de muitas clareiras que vistas do ar apresentam traços rectilíneos. O arqueólogo afirma que essas clareiras eram as planícies muito férteis cobertas de terra preta que eram cultivadas e recultivadas e os riscos eram estradas e canais. Sabemos que as terras dos climas tropicais não são férteis mas os índios descobriram um processo de as tornar muito produtivas, através da queimada e retenção das cinzas. É mostrado um estudo comparativo de cultivo de plantas, num caso, utilizando-se terra preta, noutro, terra da amazónia e noutro, terra adubada artificialmente. O campo mais produtivo foi o da terra preta.
As planícies ou descampados são semeados de núcleos altos de floresta tropical e dentro deles encontram-se com extrema facilidade muitos cacos de cerâmica, alguns deles evidenciam ter pertencido a grandes potes de barro que apenas poderiam ter existido numa civilização superior e sedentária. Nesses recipientes guardavam-se cereais para as estações de carência e para um grande número de pessoas. Cinquenta e sessenta anos depois nenhum outro explorador encontrou a referida civilização.
Ericson afirma que possivelmente a expedição de Orellana exportou doenças desconhecidas dos índios e para as quais não tinham defesas tendo sido dizimada toda a população em escassas décadas.
Transcrevo a notícias vinda no boletim da RTP:

«O SEGREDO DE EL DORADO
Documentários - História
«THE SECRET OF EL DORADO»

Vestígios da existência de uma grande civilização até aqui desconhecida e que terá vivido no meio da selva

A bacia do rio Amazonas é a maior reserva selvagem intocada do Mundo, pelo menos temos sido levados a acreditar que assim seria. No entanto, cientistas actuais fizeram uma descoberta extraordinária: encontraram vestígios da existência de uma grande civilização até aqui desconhecida e que terá vivido no meio da selva.
E não se trata de uma mera curiosidade arqueológica. O povo que outrora habitou a região era possuidor de uma tecnologia surpreendente cujo segredo poderia transformar o nosso mundo.»

Rui Moio

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails