domingo, 13 de junho de 2004

Exposição: Orlando Ribeiro – A casa e o mundo

Na descoberta da biblioteca "Orlando Ribeiro"

Ontem telefonei à biblioteca Orlando Ribeiro para perguntar como fazer para lá chegar. O senhor que me atendeu não foi capaz de me explicar, apenas conseguiu transmitir a ideia que se localiza perto da antiga Quinta de São Vicente, dando-me a entender que nos semáforos deveria passar diante do Carrefour e virar à direita e depois à esquerda.
Assim, passei diante do Carrefour e nos semáforos virei à direita e depois na primeira à esquerda. Fiquei na dúvida se a estrada de Telheiras não seria a estrada que passa pela Renualt de Telheiras. Perguntei a um senhor forte onde era a biblioteca. Simpaticamente, explicou-me como fazer. Era perto do edifício e da estação do metro. Segui o percurso indicado e, sem dificuldade descobri o Solar da Nora.
Lindo edifício. Entra-se por um pátio antigo cercado por um café-pastelaria e pelo recinto do acolhimento.
A exposição está dividida em duas partes que se mostram em duas salas contíguas; é composta por alguns painéis com fotografias, texto e objectos pessoais de Orlando Ribeiro oferecidos ou comprados aquando das suas inúmeras viagens pelo país e pelo mundo.

Plano “Um povo na Terra”

1. – Finisterra (Portugal)
2. – As Ilhas Perdida ( Açores, Madeira e Cabo Verde)
3. – Terra de Pretos (África)
4. – Um sonho Desfeito (Índia e Oriente)
5. – Vitória nos Trópicos (Brasil)
6. – Gente P0bre, Terras Ricas ( Califórnia, Ilhas Hawai, etc.)
7. – Humanidade, Nacionalidade


Para realizar esta síntese do “mundo que o português criou”, e da “Terra onde a nossa gente viveu ou deixou marca” seriam precisos “muitos anos de viagens e reflexões e o conhecimento, ainda que muito rápido, das colónias portuguesas, do Brasil e de outros núcleos de povoamento português, o assunto pode parecer vasto, se conseguir escrevê-lo daqui a vinte anos, posso dar-me por satisfeito: para isso é preciso começar já.”

Suzanne Daveau


Memórias de um geógrafo

Nas suas memórias Orlando Ribeiro conta como a sua infância, em casa dos avós, foi embalada pela evocação das longínquas terras ultramarinas onde viviam e labutavam portugueses. Era um tio que tinha desaparecido sem nunca mais dar notícias, outro que voltou de Angola com família mestiça, eram vizinhos da aldeia onde passava as férias que lembravam episódios da sua vida africana ou brasileira.

Máquina fotográfica

Orlando Ribeiro utilizou uma máquina fotografia Leica M3.


Bibliografias de Orlando Ribeiro

- Bilbiografia científica – 1ª. Parte – 1934-1981 com 296 títulos - Ana Amaral e Elídio Amaral.
- Bibliografia científica 2ª. Parte 1981 -1995 Suzanne Daveau in Finisterra nº. 61 - 1996

Grandes geógrafos

Creio que Emanuel de Martonne foi professor de Orlando Ribeiro na Sorbonne, em Paris.
Na exposição também é focado Vidal de la Blanche

Rui Moio

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails