sexta-feira, 30 de julho de 2010

O Toque de Uma Mulher Pode Aumentar Vontade de Correr Riscos Financeiros

O Toque de Uma Mulher Pode Aumentar Vontade de Correr Riscos Financeiros

via Dissonância Cognitiva by Bruno Ribeiro on 7/26/10

O toque feminino é visto muitas vezes como sendo perigoso. Um estudo recente na área dos processos de tomada de decisão veio demonstrar que de facto um simples toque de uma mulher pode ser suficiente para levar pessoas a tomarem mais riscos a nível financeiro. O estudo limitou-se a avaliar em que medida é que os sujeitos (de ambos os sexos) estariam dispostos a correr riscos financeiros (investir vs apostar) em função da sua sensação de segurança. Quanto mais seguros se sentiam os sujeitos, maiores eram os riscos assumidos.
E o que tem isso a ver com o toque feminino? Aparentemente, o simples toque no ombro por parte de uma mulher é suficiente para elever a sensação de segurança das pessoas, levando-as a arriscar mais. Quando esse mesmo toque é dado por um homem este aumento do sentimento de segurança e impulso para arriscar mais financeiramente não ocorre.
Os autores colocam a hipótese deste toque ser reminescente do comportamento de uma mãe para com um bebé, tocando-o para que se sinta mais seguro. A reforça esta possibilidade, o efeito verificado no estado é atenuado quando o toque no ombro é substituído por um aperto de mão, algo mais formal.

Imagem: PICT0044, by DanMaudsley

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails