sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Google Street View, pelos caminhos de Portugal

via Twitter Blog de Sergio Bastos em 28/08/09

Em Agosto, a Google adicionou cartografia 3D de Lisboa, Porto e alguns concelhos limítrofes ao Street View. Esta tecnologia "veste" o Google Maps com imagens de 360 graus na horizontal e 290 graus na vertical capturadas a partir de um menos vulgar Opel Astra vermelho.

Para além de Braga, que deverá estar no Street View até ao final do ano, a cartografia de outras localidades pode vir a ser introduzida no Google Maps dado que o veículo foi avistado em vários sítios. Vejamo-lo em Lagos, por exemplo.

A par do nosso país, Taiwan e Suíça receberam também este "bónus" elevando para 12 o número de países que dispõem de cartografia panorâmica ao nível das ruas.

Onde há imagens do Street View, há polémica por alegada violação de privacidade. Embora o Google refira que as caras de pessoas e matrículas de automóveis foram ofuscadas, as autoridades helvéticas demonstraram preocupação.

Em Portugal, estamos noutro estágio de maturação. Surgem em fóruns, blogues e redes sociais, imagens insólitas registadas pelo Opel Astra. Desde pessoas em posições comprometedoras, a carros acidentados ou "outdoors" estilosos, vários têm sido os motivos de partilha.

Com algumas das imagens realizei uma apresentação vídeo, fazendo uso do Stupeflix. Trata-se de um serviço gratuito e intuitivo que combina texto, áudio, fotografias e filmes em boas apresentações vídeo. Para quem tem poucos dados multimédia e nenhuma experiência profissional em edição, esta plataforma faz um trabalho de qualidade em três tempos (recolha, mistura e gravação). Para o som recorri ao Jamendo, plataforma de distribuição de música Creative Commons, e escolhi um tema de um autor português.

http://www.youtube.com/watch?v=qp77nREv8q0

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails