13 ideias que o vão ajudar a receber mais links no seu blog (parte I)
Hoje vou iniciar uma série de 3 artigos, que vão ajudá-lo a aumentar a sua popularidade na internet, através da angariação de mais links para o seu blog, mais subscritores e também mais comentários. Hoje em dia existem enúmeras estratégias de captação de tráfego e utilizadores, mas por vezes comete-se o erro de esquecer as pequenas coisas que tornam tudo muito mais viável. Receber links no seu blog tem diversas vantagens directas, senão vejamos:
- aumento da popularidade dos seus artigos;
- possibilidade de rankear melhor esse artigo nos motores de busca;
- benefícios directos ao nível de SEO e pagerank;
- aumento do ranking technorati;
- aumento do ranking blogblog;
- outras vantagens
É importante então aplicar uma série de ideias interessantes, que o podem levar a atrair mais links directos para o seu website ou blog. Algumas destas ideias podem ser implementadas muito facilmente, bastando unicamente atitude!
1. Crie os seus próprios links
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A criação de links autónoma é seguramente uma das formas mais eficientes de conseguir criar um perfil online, sem que tenha de aguardar para que outros linkem para si. Essa criação própria de links pode ser feita de diversas formas, através de outros websites ou blogs que você tenha, através de fórums de discussão, comentários noutros blogs, assinatura do email, troca de links com outros bloggers, links em redes sociais, etc. A imaginação é o limite da sua criatividade.
2. Criar uma competição
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Esta é daquelas coisas que ainda não realizei aqui no blog, mas que não me esqueci certamente. Criar uma competição rentável para os bloggers é certamente uma das formas mais apetecíveis de conseguir muitos links de volta, especialmente se for obrigatório deixar um link para o concurso num artigo dedicado ao mesmo. Há muito blogger a fazer isso hoje em dia, mas geralmente cometem dois graves erros, a meu ver:
- prémio demasiado fraco para que haja muitos participantes;
- prémio exageradamente alto, que faz com que ninguém acredite nele;
Ambos os cenários já me passaram à frente dos olhos e seguramente são duas ideias a evitar. Ofereça bons prémios aos seus concorrentes, mas não exagere na dose, caso contrário serão poucos os que irão acreditar em si, ainda que esteja a dizer a verdade.
Uma boa possibilidade é oferecer temas premium para o Wordpress, plugins comprados ou qualquer outro gadget que possa ser interessante e útil a um blogger.
3. Os tais guest-posts
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Os posts de convidado (guest-posts) são geralmente uma excelente forma de trocar links e tráfego, sem de alguma forma alterar a estrutura padrão do seu blog. Se conseguir publicar um guest-post num blog popular, além de atrair para si links, irá atrair também tráfego e visitantes.
Geralmente quando alguém é convidado (ou se oferece como convidado) a escrever um artigo num determinado blog, é-lhe oferecido 1 ou 2 links directos para o seu blog, pelo que existem vantagens em fazê-lo.
4. Peça links!
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Esta é seguramente uma daquelas tácticas que poucos profissionais gostam de adoptar, especialmente porque ser "pedinchão" é o mesmo que dizer: falta de profissionalismo.
No entanto, existem algumas formas eficientes de conseguir links em blogs populares, se a mestria entrar ao serviço.
Quando se pensa em pedir links, geralmente a primeira coisa salta logo à memória são os pedidos de troca de links na blogroll. Eu recebo enúmeros todos os meses, e o colega certamente deverá receber também.
Essa estratégia é quanto a mim, inútil. No entanto, uma boa estratégia seria enviar a um blogger conhecido, uma matéria de interesse comum ou generalista. Informação que pudesse ser citada e que se apresente como credível aos olhos da audiência. Quando o acto de pedir é feito com profissionalismo, são muitos os probloggers que aderem à causa e colocam-no no "papel"!
5. Imagens, Ficheiros ou Gráficos, únicos!
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Até que ponto custa ter no seu blog, uma secção dedicada a imagens, temas, ficheiros ou gráficos que você próprio produziu, e que podem ser utilizados por terceiros para trabalhos ou projectos?
Se pensar que cada uma dessas pessoas irá deixar um link para o seu blog citando-o como a fonte original daquela imagem ou ficheiro, você irá atrair para si uns bons milhares de links.
No entanto, evite estampar o link do seu blog na imagem, porque além de ser pouco profissional, ninguém irá prestar atenção a ele.
6. Artigos ou Vídeos virais
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Escrever um artigo viral é definitivamente a forma mais fácil de conseguir atrair dezenas (centenas) de links para o seu blog. No entanto, esse conteúdo viral exige seguramente dedicação. Deverá ser um artigo com pés e cabeça e seguramente uma compilação de ouro ou então informação extremamente preciosa e única.
Ao nível dos vídeos, já chegámos à conclusão de que por vezes ser-se descontraído e divertido, pode resultar num vídeo viral. Procure fazer algo para as massas, e que se enquadre em diversos tipos de pessoas e gostos. Se você fizer um vídeo sobre Optimização para Motores de Busca, provavelmente será díficil que ele se torne viral, uma vez muita gente ainda nem sequer conhecer o conceito de SEO.
"Cartões de Crédito" - Imagem por bengalsfan1973
7. Ofereça alguma coisa sem pedir em troca
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Geralmente quando se oferece alguma coisa na internet, sem pedir nada em troca, é quando mais retorno você consegue. Não utilize esta técnica com o objectivo de conseguir mais links, porque por vezes isso pode mesmo acontecer. O mais importante numa acção deste tipo, é oferecer algo de qualidade aos seus leitores, sem que para isso eles tenham de lhe oferecer algo em troca! Seja generoso uma vez na vida
8. Fale de um outro blogger
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Outra forma eficaz de conseguir links para si e para o seu blog, é falando e escrevendo sobre outros bloggers. Faça um artigo sobre um determinado blog ou blogger, e coloque nesse artigo uma série de perguntas directas, que gostaria de ver respondidas num artigo desse mesmo blog/blogger.
A interacção quando é genuína funciona muito bem. Encoraje o outro blogger a participar da iniciativa, respondendo às suas perguntas e dúvidas num artigo exclusivo para si.
9. Submeter o seu blog em Directorias
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Esta é daquelas regras quase que primatas da internet. Embora as directorias hoje em dia já tenham um peso muito baixo relativamente a projectos como o Technorati ou o BlogBlogs, é extremamente fácil adicionar o seu blog nesses espaços, garantindo pelo menos 1 link permanente a apontar para o seu website ou blog.
Leia o artigo sobre motores de busca e directorios onde adicionar o seu website ou blog.
10. Criação de blogs-ponte
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Existem diversos serviços online que permitem a criação de blogs instantâneos. O BlogFixe ou o Sapo Blogs são serviços desse tipo, que permitem a criação de blogs-ponte. Criar um blog num serviço destes e com o objectivo de colocar uma série de links a apontar para o seu blog principal é uma operação realmente simples de executar e com resultados práticos muito positivos.
Conseguir algum tráfego e pagerank em blogs-ponte é extremamente simples e pode garantir-lhe uns "pontinhos" extra!
11. Criação de um template wordpress
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Quem diz criação de templates wordpress, diz também templates Blogger ou para qualquer outro tipo de CMS. O Joomla ou os fóruns SMF podem ser também boas opções.
Criar um tema ou mandar fazer um à medida, pode ter diversas vantagens directas para si, uma vez que no footer você irá colocar um link permanente para si.
Foi assim que o BrianGardner da RevolutionTheme conseguiu um pagerank 8 no seu website pessoal.
12. Criação de um Video
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Outra das possibilidades que está ao seu dispor, é a criação de um vídeo com a sua URL. Esse video poderá estar relacionado com alguma ferramenta ou projecto que esteja a desenvolver, ou simplesmente uma videoreview ao seu blog ou website.
Simples videos mediocres por vezes chegam a atrair milhares de pessoas através de redes como o Youtube, Metacafé e outros.
Não faça um video com o intuito de se auto-promover exageradamente, mas crie algo.
13. O poder das redes sociais
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As redes sociais são efectivamente uma das grandes ferramentas dos tempos modernos, e também uma das formas mais efectivas de conseguir tráfego, visitantes e links.
Entrar na primeira página do diHiTT por exemplo, poderá atrair-lhe um volume de tráfego considerável. O mesmo se passa com outros redes sociais e outro tipo de abordagens, como por exemplo o Orkut ou o Facebook, onde existem milhares de pessoas conectadas e onde é possível atrair massas, através da criação de grupos personalizados, por exemplo.
Como disse, este é um primeiro artigo de uma série de 3 artigos que vou publicar, sobre como atrair links, subcritores RSS e Comentários para o seu blog. Fique atento aos próximos dois artigos!
Até Já!
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