quinta-feira, 31 de julho de 2008

Pensamento, Paradigmas e as Leis de Murphy!

Interessantes leis!...
Rui Moio


Pensamento, Paradigmas e as Leis de Murphy!

via Folhas de História by gloriainacselsis on 7/31/08
Espero em breve escrever um ensaio sobre esta temática, focando na mediocridade acrítica como causa de novos paradigmas, mas também de uma continuada e demorada veneração dos mesmos. Quem nunca ouviu falar nas famosas Leis de Murphy que explicam porque tudo dá errado! Abaixo ficam algumas leis de Murphy e clique neste link para ver as outras. Não [...]

Culpado ou inocente?

via RTP Vídeo / Mundo on 7/31/08
photoÉ a pergunta a que terá de responder Radovan Karadzic, quando fôr confrontado, esta tarde, pela primeira vez, pelos juízes do tribunal penal internacional.

Três questões para o despenhamento de uma avioneta Piper

via Um Homem das Cidades by noreply@blogger.com (Diogo) on 7/31/08
No passado Domingo, às 8:45 da manhã, uma avioneta Piper PA34, pilotada por Luís Carvalho, partiu às 08.45 do Aeroclube de Bragança, tendo um plano de voo - efectuado antecipadamente e autorizado pelo Centro de Controlo de Tráfego Aéreo de Lisboa - com destino final no Aeródromo de Coimbra, em Cernache. O piloto afirmou, no seu último contacto via rádio, enquanto sobrevoava a zona de Coimbra que estava indisposto. O despenhamento da avioneta verificou-se cerca das 11h50, a 200 milhas a oeste do Cabo da Roca, quando acabou o combustível.

O porta-voz da FAP (Força Aérea Portuguesa), tenente-coronel António Seabra afirmou ao Diário de Notícias que:

- Às 09.50, o piloto da avioneta Piper fez o seu último contacto via rádio na frequência civil, dizendo estar indisposto.

- Oito minutos depois, às 09.58, foram accionados dois caças F16.

- Nove minutos depois, às 10.07, os caças F16 partiram da Base Aérea de Monte Real.

- Seis minutos depois, às 10.13, ou seja, vinte e três minutos depois do último contacto via rádio do piloto da avioneta, a 38 milhas de Monte Real, já no mar, os caças F16 interceptaram a avioneta e acompanharam-na...


O porta-voz da Força Aérea tenente-coronel Seabra informou, igualmente, que os dois caças F-16 que anteontem interceptaram a aeronave que se despenhou no mar – a 200 milhas do Cabo da Roca – não tinham autorização para abater o aparelho, caso este se dirigisse para um centro urbano, colocando mais vidas em perigo. "Caso se verificasse essa situação, alertávamos a Protecção Civil".


João Moutinho, piloto, instrutor e professor de aeronáutica, garantiu ao Correio da Manhã que, no caso de um avião descontrolado se dirigir para uma área habitada, os pilotos do F-16 que forem em seu socorro "não têm qualquer hipótese. Só terem conseguido observar o detalhe de o piloto estar inconsciente já é surpreendente", garante, avisando que a velocidade mínima de um F-16 é muito maior do que a velocidade cruzeiro de um Piper. O especialista afirma ainda que, excepto em casos de terrorismo, "ninguém assumiria a responsabilidade de abater um avião".

Disse ainda que, qualquer voo tem de ser comunicado às autoridades competentes com pelo menos meia hora de antecedência. Apenas os voos denominados locais – que não estão autorizados a sair da área de controlo do aeródromo de onde partiram – estão livres de o fazer. Enquadram-se neste caso os voos de formação e os de lazer. Ainda assim, estes voos são acompanhados por operadores aéreos civis e militares, sendo que estes últimos podem dar ordens ao piloto a qualquer momento.


Questões:

1 - Se é perfeitamente plausível que os caças F16 tenham descolado 8 minutos após terem sido accionados, e que tenham interceptado o avião 6 minutos depois, já é difícil de compreender que desde o último contacto via rádio com o piloto até ao accionamento dos F16 tenham passados oito (8) longos minutos. Porquê tal demora?

2 - Se fosse previsível que a avioneta fosse cair numa área densamente povoada, porque é que "ninguém assumiria a responsabilidade de abater um avião, excepto em casos de terrorismo", como afirmou João Moutinho?

3 - E como é que era possível ter a certeza se que não se tratava de um caso de terrorismo? O(s) pirata(s) do ar não poderiam ter controlado a avioneta sem a Força aérea o perceber?

Nova droga reproduz em ratos os benefícios do exercício físico

Nova droga reproduz em ratos os benefícios do exercício físico

via Ciência Hoje: Ciência e Tecnologia em Directo - Noticias by Ciência Hoje: Ciência e Tecnologia em Directo on 7/31/08
Cientistas norte-americanos desenvolveram uma fármaco que reproduz os benefícios do exercício físico sem ser preciso ir ao ginásio, pelos menos em ratos de laboratório, indica um estudo hoje publicado na revista Cell. Segundo as conclusões da investigação, ratos sedentários que tomaram a substância durante quatro semanas queimaram mais calorias e ficaram com menos gordura do que outros não tratados. Quando testados em moinhos de roda, correram mais (44%) e durante mais tempo (23%) do que os não tratados.

Descoberto o primeiro lago fora da Terra

Qual a razão da existência de etanol no satélite Titã?
Se o petróleo tem por origem despojos orgânicos, então é impossível haver petróleo na Lua, em Marte, Vénus e Júpiter. Terei razão?
Rui Moio
via Ciência Hoje: Ciência e Tecnologia em Directo - Noticias by Ciência Hoje: Ciência e Tecnologia em Directo on 7/31/08
Tem 12 500 quilómetros quadrados, um aspecto escuro e lida diariamente com os 300 graus negativos à superfície de Titã. A NASA publica hoje na "Nature" um estudo que confirma a descoberta do primeiro lago líquido extra-terrestre do Sistema Solar. Localizado no pólo sul da maior lua de Saturno, forma-se por drenagem e sofre evaporação: motivos suficientes, dizem os investigadores, para se falar de um autêntico "sistema hidrológico" que, em vez de água, contém etanol, entre outros hidrocarbonetos.

Solista Corneta Sénior

A NASA vai testar uma vela solar num foguetão da SpaceX

via Q u i n t u s by Clavis Prophetarum on 7/31/08


(Vídeo do primeiro lançamento do foguetão "Falcon 1″ da SpaceX)

A NASA vai incluir na carga útil do foguetão privado "Falcon 1″ da SpaceX um "demonstrador tecnológico" de uma vela solar. O foguetão, a lançar ainda em 2008 (ver AQUI), entre 29 de Julho e 6 de Agosto. Este foguetão vai colocar em órbita um mini-satélite que vai estender uma vela solar designada por "NanoSail-D" para testar a validade de um conceito que visa alcançar dois propósitos: afastar satélites desactivados da órbita terrestre e servir como propulsor auxiliar ou principal para sondas inter-planetárias.


(A NanoSail-D in http://www.nasa.gov)

A NanoSail-D foi construída por elementos de plástico e alumínio pesando um total de 4,5 Kg e quando no Espaço vai estender quatro velas de três metros cada uma a partir de quatro mastros extensíveis a partir de uma célula central. A vela solar foi concebida para operar a partir de um módulo designado por "Poly Picosatellite Orbital Deployer" desenvolvido pelo Instituto Politécnico da Universidade da Califórnia.

Se o conceito provar a sua viabilidade, unidades de maiores dimensões poderão ser instaladas em sondas espaciais a caminho de planetas e satélites do Sistema Solar, empurrando-as através das particulas do vento solar que o Sol emite constantemente. De início, a sonda terá velocidades muito baixas, dada a relativamente fraca energia dessas partículas, mas uma vez que a aceleração é constante, ao fim de alguns meses alcançar-se-ão velocidades muito significativas, e sempre sem o consumo de qualquer combustível. Por esta razão é que esta forma de propulsão é particularmente interessante para viagens de longas distância, tipicamente além do sistema Terra-Lua. Alternativamente, um sistema idêntico pode ser instalado em cada satélite e a vela aberta quando este esgotar o seu combustível, caindo na Terra. Com a vela, o satélite desativado pode ser afastado de órbita, ou para órbitas mais altas e menos povoadas de satélites (reduzindo assim o risco de colisão com outros satélites) ou mesmo ser enviado para o Espaço, abandonando a órbita terrestre e qualquer possibilidade de impacto. Num futuro não muito longínquo, podemos até sonhar com naves à vela cruzando o Espaço a caminho dos planetas exteriores, tal como os nossos navegadores levavam as suas naus até às paragens do Extremo Oriente, e recorrendo novamente ao vento… desta feito, ao vento solar.

Fontes:
http://www.nasa.gov/mission_pages/smallsats/nanosaild.html
http://www.spacex.com/launch_manifest.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vento_solar

Inventor revela Jet Pack de ‘baixo custo’, assista

via HypeScience by Miguel Kramer on 7/30/08
Em realidade não é um jato, mas usa duas enormes hélices para flutuar. Ele pode cobrir quase 50 km em 30 minutos com seu tanque que 20 litros de gasolina.

You tube permite monetizar vídeos

via 365 Dias... by Fabio Santos on 7/30/08
The guitar video of Pachelbel's Canon is one o...Image via Wikipedia
Os administradores do portal de vídeos anunciaram ontem (30) a inclusão dos usuários brasileiros no YouTube Partner Program. Já disponível em vários países mundo afora, o programa de recompensa o internauta publicador de vídeos com uma fração do dinheiro obtido com os anúncios exibidos no seu canal de conteúdo.
O YouTube não pede exclusividade na publicação do conteúdo, mas é necessário que o material seja de autoria do autor e que haja uma seqüência de postagens. Antes de participar do programa, os vídeos são analisados por uma equipe do site, que veta qualquer tipo de vídeo com direito autoral protegido.
O pagamento ao autor levará em conta o número de exibições do vídeo e o número de assinantes do canal. Quanto mais audiência, maiores são as chances de lucrar. O YouTube Partner Program, no entanto, tem métricas diferentes do AdSense.
Veja mais detalhes:
http://feeds.feedburner.com/365Dias

Literatura gauchesca

via Poemas del Alma by Julián Pérez Porto on 7/30/08
Tiempo atrás, en Poemas del Alma nos referíamos a la poesía gauchesca, un género propio de Latinoamérica. Hoy es tiempo de ampliar la información sobre los relatos que tienen como protagonistas a los gauchos, hombres de campo surgidos del mestizaje entre los españoles y los indígenas. Ya sea en Argentina, Uruguay, Paraguay, la Patagonia chilena, el [...]

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Ponte de Lima: Junta de Freguesia comunica despedimento à funcionária que re...

via Notícias Nacionais RTP by on 7/30/08
Carlos Lemos disse à agência Lusa que a nota de culpa resultou do processo disciplinar que a Junta de Freguesia instaurou à funcionária, Ana Maria Brandão, 44 anos, tendo esta agora 20 dias para inter...

terça-feira, 29 de julho de 2008

El Solitario, condenado a 47 años de cárcel por asesinar a dos guardias civ...

via ELPAIS.com - Última Hora by JESÚS DUVA <elpais@elpais.com> on 7/29/08
Jaime Giménez Arbe, El Solitario, ha sido condenado a 47 años de prisión por la muerte de los guardias civiles José Antonio Vidal y Juan Antonio Palmero en Castejón (Navarra) el 9 de junio de 2004, según la sentencia que acaba de ser hecha pública por la sección tercera de la Audiencia de Pamplona. El fallo contempla 20 años por cada asesinato y siete años más por tenencia ilícita de armas en la modalidad de depósito de armas de guerra.

Descoberto mecanismo de degradação bacteriana de componente da nicotina

via Ciência Hoje: Ciência e Tecnologia em Directo - Noticias by Ciência Hoje: Ciência e Tecnologia em Directo on 7/29/08
Investigadores europeus descobriram o mecanismo seguido pelas bactérias para degradar um componente da estrutura da nicotina e usá-lo como alimento, o que poderá contribuir para desenvolver filtros biológicos que reduzam as emissões poluentes do tabaco. A descoberta, de que dá conta um estudo hoje publicado pela revista norte-americana PNAS, da Academia das Ciências dos Estados Unidos, foi realizada por investigadores espanhóis, em colaboração com colegas polacos.

Grande Helena

Grande Helena

via COMBUSTÕES by Combustões on 7/29/08
(...) Entre Agosto de 1974 e o início de 1975 os portugueses em fuga de África mal se vêem nas páginas dos jornais. É claro que se fala deles mas com o incómodo e os rodeios de quem tem de dar uma má notícia no meio duma festa. Esta é a fase em que os fugitivos são necessariamente brancos pois assim facilmente se integram no estereótipo que deles traçam homens como Rosa Coutinho que os classifica como "elementos menos evoluídos que têm medo de perder as suas regalias" ou Vítor Crespo que os define como "pessoas racistas que não abdicam dos seus privilégios".
Os jornalistas portugueses usam então tranquilamente expressões como "brancos ressentidos", "brancos em pânico" ou pessoas que "reivindicam um desejo de viver num mundo que já acabou" para referir a maior fuga de portugueses nos seus muitos séculos de História. Os primeiros a chegar, logo em Agosto de 1974, ainda tiveram jornalistas à espera. Mas semanas depois, quando a catástrofe se torna não só óbvia como incontornável, as notícias sobre o "regresso dos colonos" quase desaparecem e o que temos cada vez mais são longos artigos sobre a descolonização cheios de declarações de líderes ou candidatos a tal. Jornais como o Diário de Notícias, o Expresso ou O Século enviam repórteres para a Guiné, Angola e Moçambique. Estes relatam com detalhe e parcialidade as lutas pelo poder nos diversos movimentos - sobretudo em Angola. O drama das pessoas parece-lhes uma fatalidade histórica. Fatalidade aliás inscrita no termo por que haveriam de ficar conhecidos: passada a fase caricatural dos "colonos brancos", ainda se experimentou "deslocados do Ultramar" ou desalojados. Por fim surgiu o salvífico termo "retornado", pese muitos deles não estarem a retornar a parte alguma porque simplesmente tinham nascido e vivido toda a vida em África. Refugiados, termo usado então e agora com bastante ligeireza, é que eles nunca puderam ser.
Não existe uma data precisa para definir o momento em que se tornou patente que os retornados estavam longe de ser todos brancos, mas quando a ponte aérea os fez desembarcar às centenas de milhar em Lisboa tornou-se evidente que muitos deles eram negros, mulatos, indianos... com cores e hábitos de vida muito distantes do tal boneco do fazendeiro branco de chicote na mão, a que inicialmente foram reduzidos. Perante o mal-estar que a sua simples existência causava, os fugitivos passaram rapidamente da caricatura ao esquecimento. Foram precisas décadas para que grandes reportagens fossem dedicadas ao turbilhão de factos que fez deles retornados. O problema deles não era não terem uma história para contar (...).
(Helena Matos, Público, 29.07.2008)

Nave mãe da SpaceShipTwo é revelada

via HypeScience by Sergio de Souza on 7/28/08
O magnata britânico Richard Branson revelou, nos EUA, a aeronave que será utilizada para lançar a sua nave espacial para vôos sub-orbitais.

Turismo espacial: empieza la cuenta atrás

via ELPAIS.com - Última Hora by ELPAÍS.com <elpais@elpais.com> on 7/28/08
El multimillonario Richard Brandson y su empresa Virgin Galactic han presentado este lunes al mundo la gigantesca nave nodriza White Knight Two, que será la que transportará el cohete Space Ship Two con los primeros turistas espaciales a partir de 2009. Más de 250 personas procedentes de 30 países han reservado ya en todo el mundo su vuelo suborbital con Virgin Galactic, al precio de 200.000 dólares por pasajero (unos 127.000 euros). En Europa, España va a la cabeza en número de reservas, con un total de 12 pasajeros, entre los que se encuentra Ana Bru, la primera mujer española que viajará al espacio.

A "indústria" de Salazar

via jantar das quartas by Victor Abreu on 7/28/08
A exploração além-túmulo da figura de Salazar prossegue. Agora foi a SIC a anunciar a minissérie A Vida Privada de Salazar. Soraia Chaves vai fazer o papel de uma das "amantes" de Salazar, e vai também "tirar a roupa". O actor Diogo Morgado, tão parecido com Salazar como Soraia Chaves com o general Humberto Delgado, interpretará o papel principal. (O Jantar das Quartas não conseguiu confirmar se é Catarina Furtado que irá personificar a D. Maria). Nuno Santos, director de programas da SIC, disse na apresentação que "o público não vai ficar indiferente a uma produção que mostra o lado íntimo da vida do ditador". Um "ditador" que continua a dar de trabalho e de comer a muita gente, mesmo depois de morto há quase 30 anos.

Suécia: Cancro pulmonar torna-se no mais mortífero para as mulheres

"A taxa de mortalidade nas mulheres mortas vítimas de um cancro de pulmão era de 31,0 mortes em 2006, contra 17,7 em 1987", o que equivale a um aumento de 75 por cento, e faz com que este seja o tipo ...

Senegal, Guiné Equatorial e Ilhas Maurícias querem entrar na CPLP

via RTP Vídeo / Mundo on 7/28/08
photoTrês países onde não se fala português querem aderir à CPLP. Senegal, Guiné Equatorial e Ilhas Maurícias já participam como observadores e querem passar agora a membros efectivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Jornal de Notícias: Combatentes querem trazer mortos de África

via nonas by nonas on 7/28/08
O Jornal de Notícias de hoje, na página 4 noticia: «O Movimento Cívico de Antigos Combatentes está a promover um abaixo-assinado, por todo o país, pedindo a trasladação dos mortos da guerra do Ultramar. Só dessa forma, consideram, se fechará o ciclo da descolonização.
A recolha de assinaturas teve início no passado dia 10 de Junho e é, no entender de José Nascimento Rodrigues, do Movimento Cívico de Combatentes, "uma nova luta sem armas". Para além do apoio de mais de duas dezenas de associações de antigos combatentes que, no terreno, estão a recolher as assinaturas, o Movimento Cívico - criado em 2006 - espera contar, em breve, com a participação da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) que, conta o responsável, "se mostrou sensível ao problema".
As pretensões do Movimento Cívico foram dadas a conhecer, ontem, no decorrer do quinto encontro de pára-quedistas em Fátima, iniciativa que contou com a participação de cerca de dois milhares de pessoas, entre actuais e antigos 'boinas verdes' e respectivos familiares.
José Nascimento Rodrigues explicou que "o sonho" de devolver às famílias os corpos dos "3.026 militares que pereceram em combate" e que estão "abandonados em cemitérios e campas em estado degradado" ganhou uma nova dimensão com a recente trasladação dos três últimos pára-quedistas, falecidos em 1973, na Guiné.
"As dificuldades terão que ser ultrapassadas porque sentimos que, no país, toda a gente está sensível para que este problema seja resolvido", afirmou, frisando que a vontade terá, agora, que partir do Governo português e dos governos dos países africanos de expressão portuguesa - Angola, Guiné e Moçambique. "Tem que haver muitas negociações e uma dose de boa-vontade para se conseguirem as autorizações necessárias para trazer esses corpos para cá", considerou.
Mas está optimista em relação aos resultados. "No espaço de quatro ou cinco anos, isso será possível", defende, acrescentando que o desejo do Movimento Cívico que representa é de que, "a 10 de Junho de 2012, essa situação possa estar resolvida".
As assinaturas, que poderão ascender a mais de 100 mil, serão entregues na Assembleia da República ainda este ano ou no início de 2009, explicou.»

Ao que parece, finalmente, tomaram a consciência de trazer para Portugal continental os combatentes que em solo das ex-províncias ultramarinas portuguesas morreram em combate e em defesa dos valores pátrios.
Podem estar certos que com isso "não se fechará o ciclo da descolonização". Pode ser, sim, o início do julgamento dos traidores da "descolonização exemplar" que passou a "descolonização possível" e que já no dizer de alguns (ir)responsáveis como Melo Antunes passou a "descolonização trágica"!

Anexo: Lista de recolha de assinaturas. Logo que completa, enviar p.f. para: Clica aqui para acederes ao ficheiro
Em suporte digital: m.civicoantigoscombatentes.2006@gmail.com
Em suporte físico: (Morada provisória):
Movimento de Antigos Combatentes - Rua Eleutério Teixeira, Nº10-A
2825-152 Monte de Caparica – Almada - Portugal
Esclarecimentos: Telef. 265 530 090 / Fax 265 236 756

Atentado na Turquia mata 17 pessoas e Tribunal decide futuro do partido no p...

Como se está a transformar a tão pacífica e ordeira Istambul de há dois anos!...
Rui Moio
via Últimas notícias RTP by on 7/28/08
Recep Tayyip Erdogan já veio apelar à unidade do país, perante a possibilidade de eleições antecipadas. "O nosso problema de momento não é o fim do AKP. O nosso problema actual é manter a unidade ou o...

Como criar uma rede wi-fi?

via 365 Dias... by Fabio Santos on 7/27/08



Estava pesquisando como fazer uma rede sem fio, quando encontrei um excelente tutorial. Criado de forma bem inteligente e intrativa, o tutorial mostra como montar uma rede sem fio rapidamente.

Simples assim. Fácil, rápido e descomplicado, de forma que mesmo um leigo possa dar seus primeiros passos. Confira este excelente tutorial que mostra como criar uma rede wi-fi.
Zemanta Pixie
http://feeds.feedburner.com/365Dias

'I'm sorry', sólo hablo español

Os espanhóis não se interessam por outras línguas senão a própria. Assim, como é que se explica que entendam o mundo tecnológico, que é anglo-saxónico? Rui Moio
via ELPAIS.com - Última Hora by EFE <elpais@elpais.com> on 7/28/08
El español es el único idioma que conoce la mitad (49,7 %) de los españoles. Un estudio de la Fundación de las Cajas de Ahorros (FUNCAS) así lo desvela. También apunta que no conocen ningún idioma extranjero el 67 % de los castellano-manchegos, el 64,4% de los andaluces y el 63,7 % de los cántabros. Los datos de los catalanes y los baleares son, en cambio, más bajos (23,7% los primeros y el 24,6% los segundos).

Fotografias da Biblioteca de Arte da FCG

via A Biblioteca de Jacinto by MCA on 7/28/08
Desde o dia 22, a Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian começou a divulgar as suas colecções de fotografia no FLICKR.
Das 180 colecções de fotografias (algumas com milhares de fotos) sobre artes visuais em Portugal, a Biblioteca divulgará as que não estejam protegidas por direitos de autor ou direitos conexos.
Agradeço ao Paulo Leitão esta informação que divulgo com todo o gosto e com um aplauso pela iniciativa.

A minha preferência vai para a colecção Estúdio Mário Novais e, em especial, para os álbuns Cinemas de Lisboa, Transportes marítimos, Gare Marítima de Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos e Exposição do Mundo Português (1940).

Alma Viva - movimento na semana de 21-27Jul2008

Weekly Stats Report: Jul 21 - Jul 27 2008
Project: Alma Viva
URL: http://almaviva.blogspot.com/


MonTuesWedThurFriSatSunTotalAvg
Pageloads8888727982675252875
Unique Visitors6669585862493940157
First Time Visitors5759465253423234149
Returning Visitors910126977609

Fonte: Relatório semanal do StatCounter na conta Alma Viva

domingo, 27 de julho de 2008

Aproximação de Marte em 2008 - Outra Vez !!!!

Prezados Colegas
Tem circulado novamente pela Internet a falsa informação sobre uma suposta aproximação do planeta Marte que ocorreria em 27 de agosto deste ano. Todos os anos, em agosto, desde a grande aproximação de Marte, que se deu em 27 de agosto de 2003, alguém coloca na Internet essa informação sem qualquer base científica achando, por conta própria, que o fenômeno se repete anualmente, o que não é correto. Além disso, para piorar ainda mais a já incorreta informação, acrescentam que Marte poderá ser visto com o tamanho aparente da Lua!!!!! Esta é uma besteira "astronômica" (nos dois sentidos) que não se deve dar crédito, mesmo quando escrita em inglês o que, para algumas pessoas, parece ser um indício de veracidade. Ao que tudo indica, em 2009, isto novamente voltará à tona (em 2004, em 2005, em 2006 e em 2007 eu já havia escrito que isto se repetiria ...).
As próximas grandes aproximações de Marte, em relação à Terra, se darão em:
1. 31 de julho de 2018 - Distância Terra-Marte = 57,59 milhões de km
2. 11 de setembro de 2035 - Distância T-M = 56,91 milhões de km
3. 15 de agosto de 2050 - Distância T-M = 55,96 milhões de km
4. 30 de agosto de 2082 - Distância T-M = 55,88 milhões de km
5. 03 de agosto de 2097 - Distância T-M = 57,13 milhões de km

Vale lembrar que em 2003, no dia 27 de agosto, Marte esteve a 55,76 milhões de km da Terra, a maior aproximação dos últimos 60.000 anos. As grandes aproximações ocorrem quando a oposição de Marte ("alinhamento" SOL-TERRA-MARTE) se dá na época da mínima distância de Marte ao Sol (sua passagem pelo periélio), o que ocorre ao redor do dia 27 de agosto. Essa situação se repete aproximadamente a cada 79 anos: deu-se em 1924, depois em 2003 e a próxima em 2082. Para finalizar informo que nem em 2008 e nem em 2009 ocorrerão oposições de Marte. A próxima oposição se dará em 29 de janeiro de 2010 às 16h 36 min ( TDF = Tempo do Distrito Federal ou Hora de Brasília ) e a mínima distância Terra-Marte, em 27 de janeiro de 2010 às 16h estando Marte a 99 milhões e 330 mil quilômetros de nosso planeta - distância muito superior a que esteve em 2003. Para mais informações consulte meu artigo "PERIODICIDADES DAS OPOSIÇÕES DE MARTE", no link: http://www.uranometrianova.pro.br/astronomia/AA006/opos_marte.htm
Irineu Gomes Varella
Astrônomo - URANOMETRIA NOVA
Planetário e Escola de Astrofísica de São Paulo

Irineu Gomes Varella
Priscila D.C.F. de Oliveira
URANOMETRIA NOVA - Produtores
http://www.uranometrianova.pro.br

Fonte: Grupo do Yahoo "ClubeAstronomia - post de 23Jul08

Pés, o segundo coração

VALEU A PENA?

via BATUQUES DO NEGAGE by rotivsaile on 7/27/08
- Quantas vezes se repete esta pergunta, quando voltamos o pensamento para o antigo Ultramar?
- E quando os nossos netos nos perguntam
"porque é que houve guerra na África"... "porque é que tu fostes lá para a guerra" ... "porque é que o avô do Pedrinho não veio de lá da guerra"... alguém saberá o que lhe responder?
- Passaram-se já 35 anos sobre a morte de três jovens em Guidaje, a norte da Guiné-Bissau. Porque é norma das Tropas Pára-quedistas "NINGUÉM FICA PARA TRÁS...", eis que eles regressaram, finalmente, da missão das suas vidas! O José Lourenço, o António Vitoriano e o Manuel Peixoto estão, finalmente, a descansar dos perigos da missão, junto dos que sempre lhe foram queridos! 35 anos depois, eis que regressaram à Pátria Mãe, vindos de uma terra que lhe disseram ser uma filha de Portugal, mas uma filha tão rebelde que ousou separar-se da mãe, que tanto lhe queria!
- Quantas vidas, como as destes três pára-quedistas, ficaram espalhadas pelas terras de África? Em razão de quê? Foi-lhes cometida a honra de lutar PELA SUA PÁTRIA, pois Portugal era então um mundo em pedaços repartido e os territórios do ultramar seriam tão portugueses como o eram o Minho ou o Algarve, os Açores ou a Madeira! Lutava-se em África para que o mundo soubesse que os Portugueses tinham gosto em defender aquilo que foi seu legado perene, deixado quando da gesta dos Descobrimentos Marítimos.
- Houve algumas falhas no relacionamento entre a Metrópole e os seus territórios ultramarinos? Houve! Quem alguma vez viu uma relação pais/filhos que não tivesse os seus momentos de tensão? É assim que se cresce, é assim que se caminha para aquele momento em que os filhos se separam dos pais, sem pedras para atirar uns aos outros, mas com cordialidade, com urbanidade, com amor!
- Diziam os arautos da destruição deste País-Portugal, que não deviam ter sido enviadas "tropas" para morrer inglóriamente nas províncias de Portugal em África... mas esses mesmos iluminados não manifestam tanta "alergia" quanto ao facto de agora irem os Militares portugueses morrer por conta dos interesses de outros, em países que não nos são mais nada que "pagadores" do trabalho mercenário que a lógica nos diz ser desenvolvido pelos tais "tropas" que... não podiam defender as gentes portuguesas, mas podem defender os Curdos, os Sérvios, os Kosovares, os Afegãos... e tantos outros novos territórios que cabe aos portugueses defender... mesmo com o sacrifício da própria vida, porque para isso é que são pagos!
- Valeu a pena? "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena" - no dizer do Poeta - ... e a alma dos verdadeiros Portugueses é enorme, acreditem! Victor Elias

[Fwd: [pea_diskut] Esperanto encontra nova popularidade através da internet ...

via Esperanto em Portugal Google Group by J.J.Santos on 7/26/08
[link]
<[link]>
Internet | 23.07.2008
Esperanto encontra nova popularidade através da internet
Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Esperanto deu nome a
centro cultural e de convenções em Fulda, na Alemanha

Racismo olímpico ou marxismo?

Não acredito nesta notícia. Não é possível!...
Rui Moio

via <b><i>ALMA PÁTRIA - PÁTRIA ALMA</i></b> by Vítor Ramalho on 7/26/08

Esta noticia no No-media francês fala da proibição na China (durante os jogos olímpicos) de servir pretos nos bares...os proprietários de bares e cafés tiveram de assinar um documento em que se comprometiam a não deixar entrar pretos!!! Diz também que são frequentes na China manifestações com 'CENTENAS DE MILHARES DE PESSOAS' contra a presença de estudantes pretos nas universidades chinesas...dizem que entre outras coisas...não queremos que os pretos namorem com raparigas chinesas nem qualquer outro tipo de promiscuidade.

sábado, 26 de julho de 2008

Morreu norte-americano famoso pela última aula que deu

via RTP Vídeo / Mundo on 7/26/08
photoDepois de descobrir que tinha um cancro no pâncreas incurável, Randy Pausch despediu-se dos alunos com uma aula emocionada que se tornou popular no "Youtube" e que deu origem a um livro. O professor morreu ontem. Tinha 47 anos.

Madeleine "Fizeram uma sindicância à investigação”

via Bloco de Apontamentos by noreply@blogger.com (MC) on 7/24/08
Gonçalo Amaral lamenta que tenha sido feita "uma sindicância à investigação". Na primeira entrevista em que fala do processo, defende que Maddie morreu no Ocean Club. Livro é lançado hoje em Lisboa e promete relançar a polémica.

Correio da Manhã – Qual é a sua tese, como investigador do caso?

Gonçalo Amaral – A menina morreu no apartamento. Está tudo no livro, que é fiel à investigação até Setembro: reflecte o entendimento das polícias portuguesa, inglesa e do Ministério Público. Para todos nós, até ali estavam provadas: a ocultação de cadáver, simulação de rapto e exposição ao abandono.

– O que é que o levou a indiciar os McCann por todos esses crimes?

– Tudo começa numa teoria de rapto forçada pelos pais. E o rapto baseia-se em dois factos: um é o testemunho de Jane Tanner, que diz que viu um homem passar à frente do apartamento com uma criança ao colo; o outro é a janela do quarto que, segundo Kate, estava aberta quando devia estar fechada. Provou-se que nada disso aconteceu.

– Como é que se provou?

– Jane Tanner não é credível: identifica e reconhece pessoas diferentes. Começa por Murat, mais tarde fala-se noutra pessoa, pelo desenho feito por uma testemunha, e ela já diz que é aquela, completamente diferente de Robert Murat.

– O testemunho de Jane Tanner orientou a tese de rapto.

– Para se avançar por aí era preciso dar-lhe crédito: nada mais indiciava o rapto. E a questão da janela do quarto, onde Maddie e os irmãos dormiam, é fulcral. Leva à simulação. Isto é, se estava ou não aberta quando Jane diz que viu o homem de criança ao colo. A mãe da menina, Kate, é a única a falar na janela aberta.

– Isso desmonta a tese de rapto?

– Ali está a solução. Estar ou não fechada indicia fortemente simulação. E porque é que se simula rapto e não se diz só que a criança desapareceu? Pode teraberto a porta e saído...

– As impressões digitais de Kate reforçam a tese de simulação?

– São as únicas impressões digitais na janela. E em posição de forma a abrir a janela.

– Kate teve atitudes suspeitas?

– Sai para jantar e tem, em princípio, três filhos a dormir. Volta, falta um e sai, deixa a janela escancarada com os gémeos a dormir. E a noite, segundo diz, estava muito fria...

– E a cama de Maddie?

– Não tem sinais de pessoa que tenha aliestado. Nem a cadeira ou a cama junto à janela. E não há impressões de estranhos.

– Faltou fazer a reconstituição.

– Não se fez, a dez, 15 dias dos factos, por o aldeamento estar cheio de turistas e jornalistas. Confiámos que mais tarde se poderia fazer. Não pôde.

– Pediram dados sobre o grupo?

– Às 08h00 de dia 4 foi pedido ao oficial de ligação da polícia inglesa, mas nunca chegou.

– O que é que queriam saber?

– Quem são as pessoas, antecedentes. E a criança, se há queixas contra os pais ou outros. Como se comportava no colégio. Para saber se era alvo de abusos.

– Qual é a importância no caso da testemunha irlandesa?

–Explicou onde é que ele e a família tinham avistado, às 22h00 de 3 de Maio, um homem com uma menina ao colo. E não era Murat. Não viram o rosto, mas descreveram a forma atlética e desajeitada como levava a criança ao colo.

– Estávamos ainda em Maio.

– Quando os McCann voltaram a Inglaterra, na testemunha, ao ver Gerry descer do avião e caminhar na pista com um filho ao colo, fez-se luz. Pela forma de andar e pela forma desajeitada como levava o filho, tem 70 a 80 por cento de certeza de que era a pessoa que vira naquela noite. Diz ele e os outros membros da família.

– O que é que fizeram?

– Nas vésperas da minha saída de Portimão estávamos a tratar dessa vinda a Portugal. Depois pediu-se a inquirição da testemunha via oficial de ligação da polícia irlandesa em Madrid, o que levou meses. Nesse tempo a testemunha terá sido abordada por pessoas ligadas ao staff dos McCann, não sei com que intenções. Sentiram-se pressionados. Mais tarde chegou a inquirição e ele mantém a probabilidade de 70 a 80 por cento de ter sido Gerry a levar a menina ao colo na direcção da praia.

– Não podia ter sido incluído na carta rogatória?

– Podia e devia. O ideal era ter vindo a Portugal, como testemunha-chave. Tal como o casal de médicos que descreve a situação de Maiorca.

– Desfeita a teoria de rapto, como se constrói a tese de morte?

– Com os elementos que existem só poderíamos chegar até ao acidente, morte natural, qualquer causa sem intervenção de terceiros. Estávamos a cimentar provas e a avançar para perceber o que aconteceu ao corpo da menina. Com base também em informações do laboratório britânico sobre vestígios encontrados dentro do carro alugado pelos McCann.

– Onde e como é que conseguiriam esconder o corpo por mais de vinte dias?

– Era o que estávamos a tentar saber. Procurar dentro dos amigos, porque o casal tinha muita gente conhecida. Tentávamos perceber onde é que a menina podia ter estado aqueles vinte e tal dias.

– Fora do alcance das buscas.

– Sim. Havia informações de que tinham visto o casal a ir na direcção de determinado bloco de apartamentos, estávamos a tentar perceber qual o apartamento. Quem é que tinha acesso a esse apartamento. Mas tudo parou.

– Como é que interpreta esse parar tudo, na altura da sua saída?

– Dá ideia de que fizeram quase uma sindicância à investigação.

– Chegou a dizer-se que o sangue encontrado não era humano.

– Os cães só cheiram sangue humano. A amostra que é recolhida e levada para Inglaterra, para ser analisada pela técnica de Low Copy Number, é microscópica. A técnica não lhes permite dizer se é sangue ou qualquer outra espécie de fluído – mas garante que é humano.

– A família procurou justificar-se.

– Mais tarde, um cunhado e um primo de Kate disseram ter transportado na bagageira uns bifes que descongelaram, até lixo, mas não. Os cães não vão ao cheiro do lixo nem de sangue não-humano. Depois há uma testemunha, que nunca foi ouvida, uma jurista que vivia ao lado do casal, já na segunda casa fora do aldeamento, a dizer que aquele carro tinha a bagageira aberta durante a noite para arejar. Mas se calhar foi por causa do lixo...

– Na tese de envolvimento dos pais, consegue reconstituir aquela noite?

– Já tínhamos concluído, muito antes da testemunha irlandesa, que a haver envolvimento daquelas pessoas só havia uma hipótese. Apontava para o lado da praia. Não só pelo que eles conheciam mas também pelas condições do terreno. Naquela zona não é fácil abrir buracos. Ou se conhece onde existam buracos ou então não se consegue, em pouco tempo, decidir onde se há-de pôr um corpo sem se conhecer a zona. A haver envolvimento, seria para a zona da praia. O que depois é corroborado pela testemunha irlandesa.

– À hora a que o turista irlandês terá visto Gerry há vários testemunhos que colocam o pai da criança no Ocean Club.

– Não são credíveis. Os empregados não sabem dizer as horas a que estavam lá as pessoas, quanto tempo demorou cada uma delas quando dizem ter ido aos apartamentos. E o grupo não é credível. Dizem que nas noites anteriores, de 30 em 30 minutos, cada um por si ia ver apenas os seus filhos; mas naquela noite, entre as 21h30 e as 22h00, quase de cinco em cinco minutos alguém vai curiosamente ver aquele apartamento, não indo ver os outros.

– E em relação a Gerry?

– Justifica algum tempo com uma ida à casa de banho. Não são cinco minutos, depois encontra outro indivíduo lá fora. Daí a necessidade da reconstituição. Para saber quanto tempo é que levavam para ir aos apartamentos, por onde é que iam, etc. Reconstituição conjugada com o movimento do restaurante, porque quando se diz que a partir das 21h00 pediram a comida, houve um que pediu um bife. E esse bife foi reaquecido porque esse alguém não esteve no local. É preciso saber de quem era o bife. Esteve muito mais tempo fora...

– Um adulto e uma criança ao colo, até à praia, quanto tempo?

– Quinze minutos.

– Como é possível o apartamento ter sido alugado depois do crime?

– O apartamento foi logo completamente contaminado pela acção dos pais, antes de chegar a polícia. Montou-se ali um arraial completo e foi exigido, a determinada altura, cães para dentro de casa.

– Admitiram a hipótese de terem sido dados soporíferos à criança.

– Os gémeos, de luz acesa, luz fechada, com um arraial de gente a entrar e a sair, dormiram até às 02h00, quando foram transportados para outro apartamento. Mesmo aí continuaram a dormir. Aquele sono não é normal.

– Mas a Judiciária nada fez.

– Mais uma vez inibimo-nos. Pensámos pedir aos pais para se realizar exames ao cabelo, para se perceber se havia ali algum sedativo, mas quando se soubesse iam dizer que estávamos a suspeitar dos pais e tentava-se evitar a todo o custo que se tornasse público que essas suspeitas existiam.

– Como é que há margem de especulação nos resultados de ADN? Foram os resultados que permitiram avançar para a constituição de arguidos.

– Quem especula é o cientista que faz o exame. Começa por dizer, no relatório preliminar, que era fácil afirmar que se tratava de Maddie. Depois veio com outras questões. Claro que só com esses dados não se acusa ninguém.

"CADÁVER FOI CONGELADO"

Correio da Manhã – O que é que na sua opinião aconteceu ao corpo?

Gonçalo Amaral – Tudo indiciava que o corpo, depois de estar num determinado local, foi movimentado de carro para outro, vinte e tal dias depois. Com os vestígios encontrados no carro, a menina teria d ter sido ali transportada.

– Como é que pode afirmar isso?

– Por aquele tipo de fluído, dizemos nós polícias, peritos, que o cadáver foi congelado ou conservado em frio e ao ser colocado na bagageira, com o calor que fazia na altura, parte do gelo derreteu. Numa curva, por exemplo, caiu alguma coisa do lado direito da mala, por cima da roda. Podem dizer que é especulação, mas é a única forma de explicar o que ali aconteceu.

– Se o corpo foi primeiro escondido na zona da praia esteve sempre fora do alcance das buscas?

– A praia foi batida a uma hora que não se sabe se o corpo ainda lá estava. Utilizando cães, mas os cães--pisteiros têm limitações, como a água salgada, por exemplo. Depois, poderá ter sido removido.

"DEVÍAMOS TER FEITO ESCUTAS"

Correio da Manhã – Sentiu pressão política na investigação?

G.A. – Inibição. Um dos erros foi não termos avançado para este grupo com tudo o que legalmente estava ao nosso alcance: escutas, vigilâncias.Erapreciso,por exemplo, recuperar a roupa que a menina vestia quando saiu do infantário para casa. Aí pensámos: se vamos, diz-se logo que suspeitamos dos pais. Essa inibição ocorreu ao longo dos tempos.

– E isso levou-vos para o rapto.

– Tivemos de provar que não havia rapto para depois nos podermos centrar naquelas pessoas...

– Como é que aparece a pressão?

– Logo a 4 de Maio, pela manhã, com um cônsul a ligar para a embaixada a dizer que a PJ não estava a fazer nada. Depois um embaixador. A seguir um assessor e o primeiro-ministro inglês.

"PAYNE É O ÚLTIMO A VÊ-LA"

Correio da Manhã – Quando é que chegam testemunhos por comportamentos de David Payne a indiciar práticas sexuais com menores?

Gonçalo Amaral – Ainda em Maio. Algo de errado ocorreu numas férias com aquele grupo: David Payne teria feito gestos reveladores de comportamentos relativamente a crianças. Até a Maddie. Pedimos informações mas já chegaram depois de 26 de Outubro. Mandaram a informação sem lhe dar relevo.

– O que chegou em concreto?

– Um casal de médicos terá passado férias em 2005, em Maiorca, com David Payne, os McCann e outro casal. A senhora diz que assistiu a Payne de dedo na boca, num movimento de entrar e sair, e a esfregar o mamilo com a outra mão. E estaria a falar de Maddie ao lado do pai, Gerry. Esses depoimentos deviam ter tido outro tratamento por parte da polícia. Era muito relevante o acesso à informação, de pessoas médicas, tão credíveis quanto as outras.

– O que é que fica mais por esclarecer em relação a David Payne?

– Será o último a ver Maddie com vida depois das 17h30, quando ela sai do infantário. Encontra Gerry a jogar ténis e pergunta-lhe por Kate e pelos miúdos. Gerry responde que estão no apartamento e ele vai lá. Regressa 30 minutos depois. Kate diz que foram 30 segundos. Aqui há algo que não bate certo.

In: Correio da Manhã por Eduardo Dâmaso/Henrique Machado

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

via Estado Sentido by Nuno Castelo-Branco on 7/25/08
Creio ser já uma trivialidade o recurso ao repensar daquilo que deverá ser no futuro a CPLP. Esta entidade já existe há muitos anos e a sua finalidade parece ser clara e simples de entender para qualquer curioso. Dada a dispersão intercontinental ditada por uma história comum e susceptível de ser reivindicada por todos, a CPLP deve ser um polo de colaboração nos mais diversos aspectos da vida dos Estados, desde a defesa e promoção do património linguístico - a isso não se podendo resumir sob pena de se transformar numa mera Academia inter-estatal -, à colaboração no campo da intervenção social, cooperação militar, etc. Parece simples? Não é, pois sendo a pátria mãe um país de escassos recursos materiais e demográficos, competiria ao Brasil a direcção de facto da Comunidade. Ora, o Brasil não parece muito interessado neste investimento, pois a evolução tendente e natural da sua afirmação como grande potencial regional com voz sonante no mundo, impele-o para o estreitamento de relações com o seu eterno rival do norte, os EUA. Contudo, o interesse que o português tem despertado em algumas zonas económicas emergentes, como a China, poderá levar Brasília a repensar nas vantagens decorrentes da existência de uma instituição que integra um membro da UE, uma potência regional de uma certa dimensão - Angola - e outros Estados onde as matérias primas parecem abundar e servir de móbil para investimentos europeus, americanos e asiáticos.
A CPLP é útil e uma oportunidade única. O governo bem anda ao tentar - já atrasado, é verdade - diversificar a economia, retrocedendo na péssima aposta total na Europa, ou pior ainda, em Espanha. Aquilo que os herdeiros de 1910 tanto criticaram à Monarchia - a submissão económica ao Reino Unido -, faz este regime de uma forma absolutamente inepta, inconsciente e lesiva dos interesses da manutenção da independência nacional. Bem faz Sócrates em visitar Chávez, Lula ou os semi-ditadores do leste europeu. A realpolitik impõe-se, porque tal como a diplomacia, a economia é a prossecução da guerra por outras formas. O velho projecto de D. Carlos I e de João Franco, tendente à colocação de Portugal à disposição do Brasil como entreposto das suas mercadorias na Europa, deverá ser novamente estudado, porque nós também somos, cada vez mais, Brasil. A crescente presença de brasileiros no nosso território, é a prova disso mesmo e contrariamente a muitas outras comunidades, pretendem criar raízes e reivindicar também, a sua pertença a uma lusitanidade que jamais renegaram.
Fala-se na extensão da CPLP, à Guiné-Equatorial, ao antigo Estado da Índia , à Galiza e à Ucrânia. Que sejam bem-vindos, não estamos em tempos propícios à mesquinhez ou falta de visão.

LÍNGUA NÃO GARANTE A INTEGRAÇÃO DE COMUNIDADES LUSÓFONAS

Histórias, algumas duras, de multiculturalismo: multiculturalismo... essa coisa mágica que encanta todo aquele que se sente um cidadão da lusofonia e, por extensão, do mundo todo.
Rui Moio

LÍNGUA NÃO GARANTE A INTEGRAÇÃO DE COMUNIDADES LUSÓFONAS
via Centro InterculturaCidade by MsAlves on 7/25/08

Vilma Furtado, 26 anos, nasceu em Lisboa. Filha de pai cabo-verdiano e mãe são-tomense, diz estar em busca da sua "identidade cultural". A angolana Ludmila Gualdino, 22 anos, veio para Portugal na adolescência para estudar. Conta ter "sofrido" para se integrar, mas hoje afirma que Lisboa é a sua casa. Laura Pacheco, 26 anos, é carioca. Há ano e meio atravessou o Atlântico para estudar joalharia. Gostou do país e promete ficar. Para além da língua portuguesa, as três jovens compartilham a opinião da insuficiência do idioma como factor de integração em Portugal para aqueles que fizeram do país a sua casa.

"Quando fui procurar o meu primeiro emprego a pessoa que entrevistou-me disse que a minha 'raça' tinha dificuldades para dominar a língua. Eu respondi que era portuguesa, que só raça apenas a humana e que havia terminado o 12.º ano com 17 pontos em Português. Em Portugal os cabo-verdianos, nascidos ou de segunda geração, têm muitas dificuldades, a maioria trabalha como empregado de mesa", observa Vilma.

Ludmila começa em Setembro o curso superior em Gestão de Recursos Humanos. Apesar de os pais, que vivem em Luanda, a ajudarem com as finanças, ela trabalha como operadora de telemarketing. "Noutro dia uma cliente insatisfeita perguntou o meu nome e depois disse que um atendimento daquele género só poderia ser feito por uma 'preta'. Isso é preconceito, fiquei muito maldisposta", relembra a jovem.

Depois de viver seis meses com o dinheiro que trouxe do Brasil, Laura teve de encontrar emprego no comércio para custear a formação em joalharia. "O meu visto é de estudante, o que a rigor me impede de trabalhar, por isso não consigo contrato. Mas sem contrato não consigo um visto de trabalho. Demorei seis meses para renovar o meu visto, creio que os portugueses estão a fechar as portas para os imigrantes, pois já há muita gente no país."

Para além dos sotaques diversos, as raparigas circulam em espaços diferentes, escutam a música do seu país, namoram conterrâneos e na culinária privilegiam o cardápio da terra natal. "Os negros juntam-se logo, a nossa afinidade é natural", argumenta Vilma. Laura também não fez amigos portugueses. "Os portugueses são muito fechados, é mais difícil criar intimidade. Os amigos são os do trabalho, todos brasileiros, com quem me reúno e passeio." Ludmila pondera sobre a importância dos que emigram fazerem um "esforço" para se adaptar ao novo lar. "Quando se troca de país, cabe a nós próprios adaptar-se. Tenho amigos de todos os tipos, portugueses, brasileiros e cabo-verdianos. Oiço música angolana e a batida portuguesa, como bacalhau e muamba de galinha. Os meus namorados é que sempre foram angolanos."|

ISADORA ATAÍDE

in "Diário de Notícias", 25.07.08

Benefícios de Ex-Combatentes alterados (02)

via Leste de Angola by Jorge Santos - Op.Cripto on 7/25/08
Reproduzimos o que nos diz o Comunicado do Conselho de Ministros de 24 de Julho de 2008: Proposta de Lei que regula os efeitos jurídicos dos períodos de prestação de serviço militar de antigos combatentes para efeitos de atribuição dos...

Os heróis que ficam para trás

via Leste de Angola by Jorge Santos - Op.Cripto on 7/26/08
Trinta e cinco anos depois de terem caído na Guerra Colonial, no Norte da Guiné, os restos mortais de três pára-quedistas são hoje sepultados, em Vila do Conde, Cantanhede e Castro Verde. As famílias encerram, assim, um longo luto. É...

Elabore um bom curriculo e carta de apresentação! As chances aumentam para q...

via Mosaico da Psicologia by Silvinha on 7/25/08
Confira algumas dicas de nossos especialistas para seu currículo:
Apresente o objetivo profissional da forma mais sucinta possível, mostrando que você é um profissional determinado.
Nunca omita o objetivo ou deixe-o amplo, contendo diversos cargos e áreas de atuação.
Na parte destinada à experiência profissional, ressalte os resultados alcançados ao longo da sua carreira, descrevendo o quanto contribuiu em cada empresa, e, se possível, citando resultados quantitativos.
Ao descrever suas atribuições, seja honesto, valorize suas experiências e habilidades, mas nunca minta ao selecionador.
No momento de citar os cursos realizados, mencione apenas aqueles que estejam relacionados ao seu objetivo profissional.

Agora, confira algumas dicas de nossos especialistas para a sua carta de apresentação:

1 - Seja sucinto e evidencie seus pontos positivos.
2 - Deixe clara a posição em que deseja atuar.
3 - Ressalte suas habilidades na área em questão.
4 - Destaque os aspectos mais relevantes da sua carreira, como ter trabalhado em empresas expressivas ou ter se formado em universidades de primeira linha.
5 - Venda suas atribuições, mas não cite características pessoais, pois são muito subjetivas.
6 - Apresente uma redação impecável, com coerência de idéias e sem erros de português.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Aí está o Ciência Viva TV!

via Ciência Hoje: Ciência e Tecnologia em Directo - Noticias by Ciência Hoje: Ciência e Tecnologia em Directo on 7/25/08
Ciência Viva TV é o novo canal online de divulgação da ciência e da tecnologia da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, desenvolvido em colaboração com o Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Universidade Nova de Lisboa e a FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional. Foi lançado hoje, 25 de Julho, data em que se comemora o 9º aniversário do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O novo canal de televisão, disponível em www.cvtv.pt , apresenta uma programação diária como um canal de cabo, onde transmite notícias, novidades, reportagens, entrevistas, actividades, experiências científicas, novos projectos de investigação, debates e curiosidades sobre ciência e tecnologia, que permite também a colaboração dos visitantes, através do envio de documentos com as experiências que desenvolvem.

Geólogos encontram 90 bilhões de barris de petróleo no ártico

via HypeScience by Eduardo Martins on 7/24/08
As reservas descobertas são o equivalente 20 anos de importação do maior consumidor de petróleo do mundo, os EUA, e vale U$ 11 trilhões nos preços atuais.

6 Maneiras de melhorar a vida sexual da mulher

via HypeScience by Alessandra Nogueira on 7/24/08
Diferentemente dos homens não há medicamentos para a mulher tomar para disfunção sexual.

(title unknown) [Dinheiro da Angola Colonial]

via GENTE DO MEU TEMPO. by princesa-do-namibe on 7/24/08


quinta-feira, 24 de julho de 2008

Diversidade étnica no ensino básico promove harmonia

Diversidade étnica no ensino básico promove harmonia

via Ciência Hoje: Ciência e Tecnologia em Directo - Noticias by Ciência Hoje: Ciência e Tecnologia em Directo on 7/24/08
A composição étnica das escolas básicas tem impacto directo nas atitudes das crianças para com etnias diferentes e na sua capacidade de se darem bem com os colegas, conclui um estudo britânico hoje divulgado. A investigação durou um ano, com três séries de entrevistas feitas com seis meses de intervalo em 20 escolas básicas em Sussex e Kent, nas quais também participaram professores. No total, o estudo envolveu 398 crianças, das quais 218 pertencentes a minorias étnicas, sendo a maioria de origem indiana e variando a composição étnica das escolas entre 02 por cento e 63 por cento.

O Cântico da Vida na Poesia Tagoreana

via Folhas de História by gloriainacselsis on 7/20/08
O autor desta obra, Froilano de Melo, foi Coronel-Médico, Director da Escola Médica de Nova Goa, Director dos Serviços de Saúde da Índia Portuguesa e Deputado de Nação. Era um grande admirador do Prémio Nobel (Literatura) da Índia, Rabindranath Tagore. Froilano de Melo entrou no Parlamento português como independente (1946-1949), e foi por esta razão [...]

Apostas a longo prazo

via Links Interessantes by Alberto Vale on 7/24/08
O Long Bets propõe apostas a médio ou longo prazo de forma a estimular raciocínios inteligentes sobre o futuro. O período mínimo das apostas é de 2 anos, com valores que já chegam aos milhares de dólares. Algumas apostas duram mais de 100 anos: "aposto que no ano 2150 existirá ainda um ser humano que nasceu antes do ano 2000! Mas existem apostas mais científicas, pois esse é um dos grandes

Lisboa acolhe Cimeira da CPLP

via RTP Vídeo / Mundo on 7/24/08
photoA VII Cimeira da CPLP arrancou esta quinta-feira. Portugal assume a presidência da comunidade dos países de lingua portuguesa. Há quatro grandes tópicos: política, economia, saúde e a Língua Portuguesa.

Literatura italiana

via Poemas del Alma by Julián Pérez Porto on 7/23/08
La literatura italiana está conformada por todos los autores en lengua italiana, incluso por aquellos que hayan escrito antes de que Italia existiera como un Estado unificado. Es importante destacar que este idioma nace oficialmente en el siglo XIX a partir del dialecto toscano. Uno de los primeros movimientos literarios italianos fue conocido como Escuela Siciliana, [...]

Situação do povo khoisans em análise no Kuando Kubango

via Leste de Angola by Jorge Santos - Op.Cripto on 7/23/08
Menongue, 23.Julho – Uma conferência provincial para analisar os problemas que afectam a comunidade khoisans realiza-se, esta quinta-feira, na província do Kuando Kubango sob os auspícios da Associação da Conservação do Ambiente e Desenvolvimento Integrado Rural em Angola (ACADIR)....

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Que computadores e sistemas operativos correm dentro da sonda marciana Phoenix?

via Q u i n t u s by Clavis Prophetarum on 7/23/08


(Computador espacial RAD6000 da BAE in http://www.mundobot.com)

Tenho dedicado alguns artigos ao lander Mars Phoenix que a NASA colocou no pólo norte marciano… Sabendo que a dita sonda teve logo nos seus primeiros dias no planeta vermelho uma avaria de software, logo corrigida por uma nova versão enviada para Marte da Terra, mas que levou à perda de várias fotografias da sua memória Flash fiquei naturalmente curioso sobre o tipo de software e de sistema operativo que fazia funcionar a sonda, pelo que realizei uma pequena busca na Internet sobre o dito…

Em primeiro lugar, a avaria consistiu na conservação de fotografias captadas logo nos primeiros momentos após a aterragem da sonda e que foram guardadas numa memória flash. A dita memória ficou cheia e em consequência perderam-se algumas destas imagens. A falha foi detectada quando a Phoenix enviou o mesmo grupo de dados 45 mil vezes seguidas, como se tratasse de um disco riscado. A sonda está configurada para tira fotografias durante o dia marciano, guardá-las em memória flash e depois, de noite, descarregá-lo para uma das duas sondas que a NASA tem em órbita de Marte, limpando a memória no fim desse processo. A falha fazia com que a memória fosse limpa, sem que estes dados fosem enviados. Felizmente, como esta sonda é estática e não se move pelo solo marciano como os rovers Opportunity e Spirit, os dados perdidos não foram importantes e antes do envio de uma nova versão de software os engenheiros da NASA ultrapassaram o problema determinando que a sonda enviava as imagens captadas para órbita assim que eram captadas, não deixando assim encher a memória flash problemática.

E quanto ao coração informático da Phoenix?

Bem, a flexibilidade demonstrada indica que ao contrário das primeiras sondas da era espacial, a sonda utiliza software e sistemas padronizados e concebidos para terem um elevado grau de robustez, redundância e flexibilidade… É que ao fim ao cabo se tivermos um écran azul no solo de Marte ou de Titã, não podemos chamar a assistência, certo? E isso indica desde logo que não se pode confiar em nenhum dos sistemas operativos disponíveis no mercado, mas em coisas mais ou menos "esotéricas"… Mas um RAD6000 "space computer" construído pela empresa britânica BAE Systems. O dito computador, inserido bem no coração da Phoenix corre como sistema operativo o Vx-Works, um sistema escrito em linguagem C da Wind River Systems.

O RAD6000 utiliza tecnologia comercial, mas reforçada com sistemas de protecção contra radiação. Possuem funções que permitem o controlo remoto da memória local, algo que é vital numa missão espacial onde tudo ocorre a grandes distâncias e sem qualquer possibilidade de interferência local no sistema. O sistema, contudo, tem as interfaces de I/O comuns na maioria dos sistemas informáticos caseiros, nomeadamente o barramento de placas PCI, conectores RS232 e RS422 e portas Firewire. O RAD6000 da Phoenix não é o mais sofisticado computador fabricado pela BAE, sendo este o RAD750TM, o que indica desde logo como a contenção de custos foi um dos aspectos mais determinantes desta sonda marciana.

O RAD6000 foi construído em torno de um processador RISC de 32 bits da IBM a 3,3 volts, o mesmo que esta empresa norte-americana utiliza nas suas workstations IBM RISC System/6000 e congrega uma cache interna de 8 Kb. O processador suporta entre -25 a +105 graus centígrados. Além desta cache, o Phoenix acede a 8 Mbytes de SRAM e uma PROM de 128 Kbytes pesando todo o conjunto menos de um quilograma.

Atualmente, haverá cerca de 400 computadores da série RAD no espaço, no mais diversificado número e tipos de satélites e sondas espaciais e constituem assim o cérebro da maioria dos satélites e sondas espaciais lançadas por países ocidentais nas últimas décadas sendo um dos componentes mais importantes e menos falados da exploração do Espaço pelo Homem…

Fontes:
http://www.eis.na.baesystems.com/sse
http://www.windriver.com/
http://is.gd/DkP
http://edition.cnn.com/2008/TECH/space/06/19/phoenixglitch.ap/index.html?eref=rss_space

Descoberta de fóssil indica que a Antártida foi muito mais quente

via Ciência Hoje: Ciência e Tecnologia em Directo - Noticias by Ciência Hoje: Ciência e Tecnologia em Directo on 7/23/08
Um novo fóssil descoberto na Antártida indica que a região foi há milhões de anos muito mais quente, o que tem implicações no estudo da evolução da calote polar e das alterações climáticas. A descoberta, hoje divulgada pela revista britânica "Proceedings of the Royal Society B", foi realizada por um grupo de cientistas de várias universidades do Reino Unido e dos Estados Unidos na zona dos Vales Secos, no leste do continente antárctico. Os fósseis, de um tipo de ostracode (pequenos crustáceos com aspecto de concha), procedem de um antigo lago com 14 milhões de anos e estão bem conservados em três dimensões, incluindo as partes moles, segundo os cientistas.

Testemunha não confirma participação de ex-motorista de Bin Laden

A testemunha, cuja identidade é protegida, contou ter chegado logo a seguir à detenção e constatado que «vários mísseis estavam num veículo» mas «não pôde dar a certeza de que o veículo (onde estavam escondidos esses mísseis) era o de Hamdan», explicou à imprensa o major Gail Crawford, porta-voz dos tribunais militares de excepção.

Ao início da tarde, um outro militar norte-americano presente no terreno na altura da detenção, e cuja identidade também não foi revelada, foi muito mais assertivo quanto ao facto de que os «dois mísseis», a par de bilhetes de avião, passaportes e dinheiro tinham sido encontrados na viatura do acusado.

Durante este julgamento que deverá durar pelo menos duas semanas, seis juízes militares vão determinar se Hamdan é culpado de «conspiração» e de «apoio material ao terrorismo».

O acusado incorre na pena de prisão perpétua se for condenado por este tribunal de excepção, o primeiro julgamento por crimes de guerra nos Estados Unidos desde a II Guerra Mundial.

O veredicto será decidido por uma maioria de dois terços.

Um responsável militar norte-americano, presente durante a detenção no Afeganistão de Salim Hamdan, não conseguiu confirmar esta quarta-feira, no segundo dia do seu julgamento, que o antigo motorista de Usama bin Laden transportava mísseis

No dia a seguir à decisão do juiz de declarar inutilizáveis as declarações de Hamdan quando estava na Base de Bagram no Afeganistão depois de ter sido detido no final de 2001 por terem sido obtidas «sob forte constrangimento», as partes começaram as suas alegações preliminares.

A propósito das cerca de «600 páginas» de documentos, recentemente desclassificadas, o major Crawford explicou que os «advogados de defesa (não tinham) tido tempo de ver se estes documentos comportavam testemunhas pertinentes».

O iemenita Hamdan, que recebia um salário de 200 dólares como motorista de Bin Laden, foi capturado pelo exército afegão em Novembro de 2001 e entregue logo a seguir ao exército norte-americano.

Em Maio de 2002, foi levado para Guantanamo e, por pouco tempo, converteu-se num dos primeiros prisioneiros a enfrentar acusações de crimes de guerra.

Fonte: Jornal Expresso de 23Jul2008

12 Sites de “Como Fazer”

via Kanhas dot Com by Kanhas on 7/22/08

Hoje em dia, aprender a fazer qualquer coisa e ser autodidacta está ao alcance de qualquer um, desde que tenha tempo livre, um computador e acesso à Internet.

Na Internet existem tutoriais de tudo e mais alguma coisa. Como prova disso, vou aqui deixar alguns sites que contêm tudo (ou quase tudo) o que precisas.

1 - YouTube

É talvez o site mais famoso do mundo, onde entre muitas outras qualidades, podes encontrar um sem numero de vídeos que ensinam a fazer as mais variadas coisas. Desde tocar guitarra a instalar o WordPress, por exemplo.

2 - eHow

É um óptimo site única e exclusivamente de tutoriais, os quais estão devidamente arquivados por categorias.

3 - wikiHow

Apenas para artigos escritos, este é também um excelente site com milhares de tutoriais sobre "como fazer", em que podes editar uma página já iniciada ou simplesmente começar uma. Existe a wikiHow em português, mas na data deste artigo apenas contém 399 contra as 41208 da versão inglesa.

4 - Wired How-To Wiki

Um site mais virado para o "como fazer" na área da tecnologia, computadores e gadgets. Os tutoriais deste site costumam ser muito elaborados e com muitos detalhes, o que é óptimo para as pessoas com menos aptidão para tecnologias.

5 - How Stuff Works

Um dos melhores, senão o melhor site do género, na minha opinião. Tem uma vasta lista de categorias com imensos artigos de grande qualidade.

6 - PSDTUTS e NETTUTS

São dois blogs de tutoriais sobre o Photoshop. Pelo feedback que leio na Internet, é difícil achar melhor para aprender a trabalhar com o Photoshop.

7 - W3Schools

Um site de tutoriais apenas sobre tudo o que diga respeito a programação, como HTML, PHP, CSS, XHTML, JavaScript, etc.

8 - Instructables

Este site é semelhante a uma rede social de "como fazer", onde podes submeter conteúdo, votar e comentar nos conteúdos existentes.

9 - PC World

Uma das mais conceituadas revistas sobre tecnologia, também tem o seu site "how-to" sobre… tecnologia, claro.

10 - VideoJug

Um site de "como fazer" apenas de tutoriais em formato vídeo. Tem uma grande variedade de categorias e todas elas com uma grande quantidade de vídeos, entre os quais, podes encontrar um a explicar como se beija alguém apaixonadamente ou escolher um novo corte de cabelo. Bate aos pontos o YouTube, no que a tutoriais diz respeito. Excelente site.

11 - About.com Videos

Outro site com apenas tutoriais em formato vídeo, com várias categorias.

12 - 5min

Mais um site de apenas tutoriais em formato vídeo, mas com uma diferença, todos os vídeos não têm mais de 5 minutos, o que não faz dele menos completo do que os outros.

Alguns destes sites são velhos conhecidos meus, outros fui descobrindo em pesquisas que fui efectuando ao longo da minha viagem pela internet. Existem por ai muitos mais, por isso se conheceres outros sites do género, partilha-o através de um comentário.

Related Posts with Thumbnails