quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Execução do Imperador Maximiliano do México






Findo o Jornal das 9 passei para o canal História onde se transmitia um documentário sobre as comemorações do 5 de Maio e em que o Carlos fazia a locução. Dizia-se que o 5 de Maio festeja-se alegremente pela população em muitas cidades dos Estados Unidos e do México e seguiu-se uma explicação da razão disso.
A meio do Século XIX o México esgotara-se numa guerra com os Estados Unidos da América em que este país lhe comeu grande parte do seu território. Segui-se um periodo difícil em que o México se endividou para com algumas potências europeias. Vai para Presidente da República um indivíduo de origem índia que decide suspender por dois anos os pagamentos da dívida. Então as nações europeias credoras enviam navios com forças militares para o México para pressionar o pais ao pagamento da dívida. Como resultado de conversações, as forças de todas as nações europeias voltam à Europa à excepção das forças francesas. que decidem invadir o território pela cidade costeira de Vera Cruz. No percurso para a cidade do México as tropas franceas são impedidas de o fazer pela forte resistência mexicana em Puebla.. E essa batalhar deu-se a 5 de Maio de um ano que não sei precisar.
Na História do México ocorreram outros episódios até que o presidente índio é deposto e a um Habsburgo é conferida a coroa de Imperador do México. É o nobre prussiano que passou pela Madeira e que escreveu um diário de umas 4 páginas em que relata as suas impressões sobre a ilha e os seus habitantes. O documentário que me refiro apresenta a seguir uma representação da execução do Imperador. Ele usava uma farta barba e pede aos soldados para não lhe desfigurarem o rosto. Pede ainda que pudesse ouvir uma múisica (creio a mararca). Depois foi fusilado. O índio que se refugiara algures volta a tomar a cadeira da presidência da república enquanto a Imperatriz Maria Carlota regressa á Europa, enloquece e morre apenas em 1927

Rui Moio. Jornal Íntimo de 01Dez2006

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails