segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Titina -- Note de Mindelo, from Titina Canta B.Leza

domingo, 17 de novembro de 2013

Nadir Afonso - Pintor



domingo, 13 de outubro de 2013

Tango de la Amo

domingo, 6 de outubro de 2013

João Villaret - "Se" de Rudyard Kipling

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O Vento Mudou - [Eduardo Nascimento]

Quem de entre nós, Lusófonos, não se recorda do "Oiçam... oiçam... o vento mudou e ela não voltou" do Eduardo Nascimento? Quem?
E tu que és filho, ou neto, ou bisneto dos povos da Grande Diáspora mostra este vídeo aos teus pais, ou aos teus avós, ou aos teus bisavós e verás os seus olhos tristes sorrirem... e verás também correr pelas suas faces cansadas uma lágrima, duas lágrimas, muitas lágrimas, resultado de uma emoção incontida.
Não sei se vos fiz chorar, não sei! Mas se isso aconteceu e não vos agradou, peço desculpa. É que eu chorei! É que eu chorei de alegria!
Rui Moio

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Homenagem a Daniel Roxo no 37º aniversário sobre a sua morte ocorrida em combate a 23Ago1976


domingo, 18 de agosto de 2013

Mexe Mexe

Saudades de Bana...
Rui Moio

domingo, 4 de agosto de 2013

Turisma Filmo Pri Argentino - [Belezas Turísticas da Argentina]

O filme em esperanto apresenta uma panorâmica das belezas naturais da Argentina. Mesmo que não saiba nada de esperanto veja o filme. Creio que compreenderá o significado de muitas palavras e até de algumas frases. Pois, amigo, convido-o a apreciar o esperanto!...
Rui Moio

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Hino nacional do Brasil cantado em esperanto

Aventure-se na aprendizagem do esperanto. Descobrirá como é fácil aprendê-lo e como é encantadora esta língua.
Rui Moio

quarta-feira, 10 de julho de 2013

O Aljube e os republicanos

Eis aqui um post do um descendente de Dom Vasco da Gama que nos fala de uma sua tia-avó que esteve presa no Aljube a mando dos republicanos (e não do Estado novo) por motivos políticos
Rui Moio

via BLOGUE REAL ASSOCIAÇÃO DE LISBOA by Monarquia Lisboa on 4/15/11


Abordo hoje um assunto um pouco diferente do habitual, pois já não se pode dizer mais sobre a total falência do Estado, entre a irresponsabilidade dos partidos políticos e uma chefia de Estado que não podendo fazer nada, segundo o próprio, se auto constituiu chefe da oposição no recente discurso de tomada de posse. Quando precisávamos de uma palavra de esperança, ante tempos muito difíceis, veio de Belém uma veemente condenação por tudo o que foi e não foi feito, desde que o seu actual ocupante foi Primeiro-Ministro. Ler mais

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Reconstrução de aeródromos no Cuando Cubango

Comandante Kwenha é nome de uma rua, de uma farmácia nas Ingombotas em Luanda e acabei de saber agora, do aeroporto de Menongue, a antiga Serpa Pinto. Este aeroporto é do nosso tempo, não sei se já teria nome nesse tempo. Possivelmente, fizeram ao aeroporto o mesmo que na ex-metrópole um grupo de gente do poder instituído em 1974 fez à ponte Salazar sobre o Tejo - mudaram o nome. Ao aeroporto de Menongue deram-lhe o nome de Kuenha e à ponte Salazar, de ponte 25 de Abril.


Tudo leva a crer que este Kwuenha, tão grandemente homenageado em Angola, não seja outro senão o que matou, directa ou indirectamente, o grupo dos oito camaradas GE's na região de Mavinga. Um dos Ge's que morreu do grupo de 8 foi o herói e compatriota nacional Monjuto que é apontado pelos combatentes de Nerriquinha como irmão ou meio-irmão do Kwuenha.

É triste, muito triste assistirmos a isto: heróis nacionais propositadamente esquecidos por Portugal e inimigos que atormentavam as pacíficas populações laboriosas e as nossas forças levantados em heróis.

Fiz parte da operação Siroco II. Nessa altura falava-se que o Kuenha teria morrido em consequência de ferimentos recebidos em combate. A partir daí o MPLA desapareceu definitivamente da Zona Militar Leste. 

Monjuto, comandante dos GE´s de Nerriquinha, é um herói e compatriota que merece o reconhecimento nacional pelos seus feitos. Seria mais que justo que fosse dado o seu nome a uma rua, a uma praça, a um bairro, a um lugar... O seu nome, a sua biografia, como o de muitos milhares de outros compatriotas africanos, deveriam figurar nos livros didácticos sobre a História de Portugal. O seu nome deveria figurar no monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar em Pedrouços - Lisboa.
Rui Moio

Segundo a ANGONOTÍCIAS em despacho de 05 de novembro passado, o Governador Higino Carneiro (Menongue) anunciou a intenção de reconstruir cinco aeródromos do tempo colonial, entre os quais o do nosso conhecido Rivungo. Lendo a notícia, descobri que o aeroporto de Menongue (ex-Serpa Pinto), tem o nome de Comandante Kwenha.
Será o mesmo Kwenho que nós conhecemos como meio irmão do Fulay Monjuto e que seria o lider do grupo, na altura inimigo, que foi responsável pela chacina (ver aqui) a que se faz referência neste blog e na qual o Fulay perdeu a vida?

domingo, 7 de julho de 2013

O Gaulês Moribundo

O Gaulês Moribundo, Museus Capitolinos, Roma (Foto: Jean-Christophe Benoist)

A estátua de mármore chamada Gaulês Moribundo, que está na Sala do Gladiador do Palazzo Nuovo de Roma, não é uma obra original. É uma cópia, feita na Roma antiga, de uma estátua grega desaparecida. A peça original, que provavelmente seria de bronze, deve ter sido esculpida por volta dos anos 230 a 220 a. C., em Pérgamo, na Ásia Menor. A sua autoria é habitualmente atribuída a Epígonas. Ler mais

terça-feira, 9 de abril de 2013

Tápame, tápame e Quizás, quizás (Sara Montiel)

Com muita saudade que nunca se apagará!  Faleceu ontem a minha diva de Espanha, Sara Montiel, uma voz e um talento!
Num final de tarde, talvez de um sábado, solitário e triste, assisti em 1968 ou 1969 no recinto de futebol de salão, ao ar livre,  da cidade de Novo Redondo e, pela primeira vez, a um filme de Sarita Montiel. O filme musical foi transmitido várias vezes e gratuitamente nos dias seguintes. Então, vi-o umas quatro ou cinco vezes e, pela vida fora, tentei vezes sem conta recordar-me do nome do filme e ouvir de novo o "tápame tápame que tengo frío". Pela net redescobri a música e redescobri o nome do filme que é "Pecado de Amor".
Aqui têm a música que tanto me impressionou naquele momento de solidão de há mais de quatro décadas.
Depois, deixo-vos com o quizás, quizás cantado pela diva Sara Montiel.
Rui Moio


Tapame tapame
Sara Montiel

En la playa se bañaba
una niña angelical
y acariciaban las olas
Ay...
su figura escultural.
Al entrar en la caseta
a quitarse el bañador
le decía a su bañero
¿que?
con acento de candor...

Tápame, tápame, tápame...
tápame, tápame
que estoy mojada...
Para mi será taparte
la felicidad soñada.
Tápame, tápame, tápame...
tápame, tápame
que tengo frío.
Si tu quieres que te tape
ven a mi cariño mío.

Una tarde de aguacero
sin paraguas Soledad
se mojaba y la chiquilla
iba
caladita ya...
Un joven la quiso entonces
con el suyo resguardar
y llegó tan a buen tiempo
que ella dijo sin tardar.

Tápame, tápame, tápame...
tápame, tápame
que estoy mojada...
Para mi será taparte
la felicidad soñada.
Tápame, tápame, tápame...
tápame, tápame
que tengo frío.
Si tu quieres que te tape
ven aquí cariño mío.

Ay...

Tápame, tápame, tápame...
tápame, tápame
que tengo frío.
Si tu quieres que te tape
ven aquí cariño mío.



domingo, 7 de abril de 2013

Comemorações dos 120 anos de Almada Negreiros

«No dia da abertura da exposição que marca o arranque das comemorações dos 120 anos de Almada Negreiros a TSF conversou com as netas de Almeida Negreiros.»



Fonte: tsf.pt: À conversa com duas netas de Almada Negreiros (com vídeo), 07Abr2013

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Latin Orator - Charles Joseph McNamara

Que linda peça de oratória em latim!... Isto transporta-nos não só para uma bonita cerimónia de encerramento de um curso universitário mas também para um tempo em que neste nosso espaço nos entendíamos em Latim.
Rui Moio

quarta-feira, 13 de março de 2013

Embaixadores no Inferno


Excelente filme sobre o drama dos prisioneiros da Divisão Azul prisioneiros na URSS. Comovente, uma verdadeira lição de valor e grandeza.

(Um filme com a duração de 1h35m)
Fonte: Blogue "Falangista Campense" de 28fev2013

quinta-feira, 7 de março de 2013

Che Guevara - Desmistificação

Um filme-documentário que nos traça um Che Guevara assassino pessoal e mandante de centenas de fuzilamentos sumários de camponeses na Sierra Maestra e mais tarde, já em Havana, de cidadãos cubanos suspeitos de terem colaborado com Baptista. Como se constrói um mito!!!
Rui Moio

sábado, 2 de março de 2013

Casa Veva de Lima

Ontem visitei a casa Veva de Lima e gostei. Se puderem, visitem também. Vale a pena. 

Durante a visita, inesperadamente, deparei sobre uma mesinha com dois retratos emoldurados: do rei D. Carlos e de Salazar. 
Esta descoberta fez-me recordar uma situação semelhante ocorrida há anos numa casa para os lados de Loures; por casualidade, entrara na residência da D. Fernanda para pegar um gato que ela oferecera ao meu filho, então uma criança. Eis que, inesperadamente, sobre uma mesinha, deparo com dois retratos emoldurados: um do rei D. Carlos e o outro de Salazar. Então, a simpática dona da casa explicou-me que em pequena convivera com a família real e que no início da vida adulta fora secretária do Profº. Salazar. Disse-me ainda que Salazar durante anos a visitara e à sua família naquela mesma casa e que, por várias vezes, Salazar assistira na capela à missa dominical.

Rui Moio

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Entrevista a Dom Duarte Nuno

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carmina Burana ~ O Fortuna | Carl Orff ~ André Rieu

domingo, 20 de janeiro de 2013

Empossados novos administradores municipais [na cidade do Uíge - Angola]

A divisão administrativa da Angola de hoje continua a ser, em linhas gerais, a que vigorou até à  independência. Os antigos distritos denominam-se hoje províncias, as antigas circunscrições continuam a designar-se por circunscrições e os postos administrativos são hoje designados por comunas.

Os administradores de circunscrição são agora denominados administradores municipais e os antigos administradores de posto de administradores comunais. Os adjuntos de administrador de circunscrição ou de administradores de posto continuam a ter a mesma designação. Contudo, contrariamente ao tempo antigo, os administradores são nomeados ao mesmo tempo que os seus adjuntos e por um período de 5 anos. Parece haver uma preocupação por parte do governo nacional de Angola em se criarem equipas fortes entre os administradores e seus adjuntos e que a equipa nomeada possa exercer um mandato durante algum tempo, no caso, de cinco anos no mínimo. Recorde-se que no tempo português os adjuntos não eram nomeados ao mesmo tempo que os administradores e os administradores não permaneciam, em geral, mais que dois anos na administração da mesma circunscrição. 
Rui Moio

**************************
Uíge - Os novos administradores municipais e seus adjuntos recentemente nomeados tomaram posse ontem, nesta cidade, em acto orientado pelo governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo. Ler mais

domingo, 13 de janeiro de 2013

Ayutthaya: a antiga capital tailandesa

article image
«Uma das cidades mais pródigas da antiga Ásia, Ayutthaya conservou parte da sua rica história» por Fernanda Costta

Fonte: Opinião & Notícia de 13Jan2013

Related Posts with Thumbnails