domingo, 20 de janeiro de 2013

Empossados novos administradores municipais [na cidade do Uíge - Angola]

A divisão administrativa da Angola de hoje continua a ser, em linhas gerais, a que vigorou até à  independência. Os antigos distritos denominam-se hoje províncias, as antigas circunscrições continuam a designar-se por circunscrições e os postos administrativos são hoje designados por comunas.

Os administradores de circunscrição são agora denominados administradores municipais e os antigos administradores de posto de administradores comunais. Os adjuntos de administrador de circunscrição ou de administradores de posto continuam a ter a mesma designação. Contudo, contrariamente ao tempo antigo, os administradores são nomeados ao mesmo tempo que os seus adjuntos e por um período de 5 anos. Parece haver uma preocupação por parte do governo nacional de Angola em se criarem equipas fortes entre os administradores e seus adjuntos e que a equipa nomeada possa exercer um mandato durante algum tempo, no caso, de cinco anos no mínimo. Recorde-se que no tempo português os adjuntos não eram nomeados ao mesmo tempo que os administradores e os administradores não permaneciam, em geral, mais que dois anos na administração da mesma circunscrição. 
Rui Moio

**************************
Uíge - Os novos administradores municipais e seus adjuntos recentemente nomeados tomaram posse ontem, nesta cidade, em acto orientado pelo governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo. Ler mais
 Durante o acto, foram empossados no cargo de administradores municipais Altamiro Francisco Inocêncio Benjamim, para o município do Uíge, Geremias Alfredo Lupasso Cuzangama, para Alto - Cauale, Adelina Figueiredo Alexandre Pinto, para o Songo, José Bunga Alberto, para Buengas, António Zambo, para Quimbele, e Baptista Bunga, para o município de Sanza Pombo.

Foram igualmente empossados os administradores Beirão Monteiro, para município de Púri, Benji Moco Henriques, para Maquela do Zombo, Delfina António Henriques, para Milunga, Elisa Mafuta João, para Ambuila, Helena Antunes Ferraz, para Bungo, Maria Fernando Cavungo, para Damba, Maria Paulina Manuela, para Bembe, Piedade Samuel Hebo, para Mucaba, Rosa Pedro Afonso Garcia, para o município de Negage, e Salvador Lindo Bernardo Cuhema, para administrador municipal de Quitexe.

No mesmo acto, foram empossados os administradores municipais adjuntos Adelina Maria de Fátima Miguel, para Púri, Alberto Zeca, para Mucaba, Dorcelino da Silva Daniel, para Buengas, Elísio José Futica Zangui, para Quimbele, Francisco Simão, para Maquela do Zombo, Geraldo Domingos Dendo, para o município de Songo, Joana Guilherme Catenda, para Sanza Pombo, e Jonas João, para o adjunto de Negage.

Tomaram posse ainda como administradores municipais adjuntos Inês João Bengui, para Milunga, Lindo Bernardo Quele, para Bembe, Luís António Banda, para Ambuila, Ntoto André Faitoma, para Bungo, Sónia Arlete Fernandes Domingos, para o município do Uíge, Teresa de Almeida Canda, para Cangola e Zacarias Manuel, para exercer o cargo de administrador municipal adjunto da Damba.

Na ocasião, foram também empossados os administradores comunais de Nkama - Ntambo, Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Cambamba e seus adjuntos, respectivamente.

Depois da assinatura do termo de responsabilidade, os recém-empossados juraram ser fiéis à Pátria, cooperar na realização dos fins superiores do Estado, defender os princípios fundamentais da ordem estabelecida na Constituição, bem como respeitar as leis e dedicar-se ao serviço pública com todo zelo, inteligência e aptidão.

 Na sua intervenção, o governador Paulo Pombolo pediu-lhes mais competência, transparência, rigor, capacidade de liderança e honestidade durante o exercício das suas funções.

 "A marcha que agora iniciamos é de cinco anos. Quero que todos cheguemos no fim deste mandato e apresentemos resultados satisfatórios do nosso desempenho em 2017. Por isso, façam uma gestão correcta dos recursos disponibilizados em benefício do povo, promovendo novas iniciativas que visam mudar a imagem dos municípios, comunas e aldeias da província, bem como cumprindo com os prazos na tomada de decisões fundamentalmente na prestação de contas", expressou o governante.

Quem assim trabalhar, disse, nunca será contestado e em nenhum momento será substituído a meio do mandato. Para tal, o governo da província continuará a exercer o seu papel de monitoria, ajudando todos aqueles que encontrarem dificuldades na sua acção. O governador avançou que o executivo provincial estará atento e rigoroso com os incumpridores, não permitindo que as orientações e os objectivos do governo da província sejam deturpados ou não executados no espírito da sua letra.

 Recomendou aos administradores municipais adjuntos a assumirem o seu verdadeiro papel, sobretudo no desenvolvimento do sector social, para justificarem a sua presença na estrutura e não mantê-los como figuras decorativas nos respectivos gabinetes.

 Apelou ao novo administrador municipal do Uíge no sentido de tomar algumas medidas urgentes na correcção de alguns comportamentos indignos por parte dos munícipes, sobretudo na venda de produtos diversos nas ruas da cidade, bem como responsabilizar algumas empresas que exercem diversas actividades nas ruas, como cortar o tapete asfáltico e desfigurar a imagem da cidade.

Presenciaram o acto de empossamento dos administradores municipais e seus adjuntos, o vice-governador para sector económico e produtivo, Carlos Mendes Samba, membros do governo e os comandantes da Polícia Nacional e das tropas da Região Militar Norte, como convidados.

Fonte: Blogue "Quitexe", post de 05Jan2013

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails