sábado, 18 de setembro de 2010

O Presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, é de origem judaica

O Presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, é de origem judaica

via Um Homem das Cidades by Diogo on 9/13/10
.
Daily Telegraph - Mahmoud Ahmadinejad revelou ter um passado judeu

Ahmadinejad a mostrar documentos durante as eleições. Estes documentos mostram que o anterior nome da sua família era judeu.

Uma fotografia do Presidente iraniano a segurar o seu cartão de identidade durante as eleições em Março de 2008 mostram claramente que a sua família tem raízes judaicas.

Uma vista mais aproximada do documento revela que Ahmadinejad era anteriormente conhecido como Sabourjian – um nome judeu que significa tecelão [cloth weaver].

A pequena nota rabiscada no cartão sugere que a sua família alterou o seu nome para Ahmadinejad quando se converteu para abraçar o Islão depois do seu nascimento. Ler mais


Os Sabourjians tradicionalmente procedem de Aradan, o local de nascimento do Sr. Ahmadinejad, e o nome deriva de "tecelão do Sabour", o nome do manto usado pelos judeus do sexo masculino durante certas orações na Pérsia. O nome está até na lista dos nomes reservados para os iranianos judeus, compilada pelo Ministério do Interior do Irão.

Peritos sugeriram ontem que o historial do comportamento do Sr. Ahmadinejad de ataques carregados de ódio aos judeus poderia ser uma sobrecompensação para esconder o seu passado.

Ali Nourizadeh, do Centro de Estudos Árabes e Iranianos, afirmou: "Este aspecto dos antecedentes do Sr. Ahmadinejad explica muito sobre ele."

"Todas as famílias que se convertem a uma religião diferente adoptam uma nova identidade condenando a sua antiga fé."

"Ao fazer declarações anti-Israel, está a tentar libertar-se de quaisquer suspeitas acerca da suas conexões judias. Ele sente-se vulnerável numa sociedade radical Xiita."

Um perito em judeus iranianos que vive em Londres disse que o facto de o nome terminar especificamente em "jian" (Sabourjian) mostrava que a família era de judeus praticantes.

Daily Telegraph - O Irão tem a maior comunidade de judeus do Médio Oriente fora de Israel. Conquanto a comunidade judaica enfrente uma discriminação limitada, goza de uma ampla liberdade para exercer os mesmos direitos que os muçulmanos gozam na república islâmica.

"Ele alterou o nome por motivos religiosos, ou, pelo menos, os seus pais fizeram-no," afirmou o judeu nascido no Irão que vive em Londres. "Sabourjian é um nome judeu bastante conhecido no Irão."

Um porta-voz da embaixada israelita em Londres disse que não se podiam tirar conclusões sobre os antecedentes do Sr. Ahmadinejad. "Não é nada sobre qual o qual tenhamos falado," disse Ron Gidor, um porta-voz.

O líder iraniano não negou que o seu nome tenha mudado quando a sua família se mudou para Teerão nos anos 1950. Mas nunca revelou a origem do que foi alterado ou nunca se referiu directamente à razão para a mudança de nomes.

Parentes de Ahmadinejad tinham afirmado antes que tinha sido uma mistura de razões religiosas e pressões económicas que forçaram o seu pai Ahmad, ferreiro de profissão, a mudar de nome quando o Sr. Ahmadinejad tinha quatro anos.

O Presidente iraniano cresceu e tornou-se um engenheiro qualificado com um doutoramento em gestão de tráfego. Serviu na milícia dos Guardas Revolucionários antes do seu nome constar da política de linha dura na capital.

Durante o debate presidencial deste ano na televisão ele foi incitado a admitir que o seu nome tinha mudado, mas Ahmadinejad ignorou a questão.

Contudo, Mehdi Khazali, um blogger da Internet, que exigiu uma investigação às raízes do Sr. Ahmadinejad foi preso este Verão.

O Sr. Ahmadinejad tem feito regularmente críticas ferozes a Israel, questionou o seu direito a existir e negou o holocausto. Diplomatas britânicos abandonaram uma reunião das Nações Unidas no mês passado, depois do Presidente iraniano ter denunciado o genocídio perpetrado por Israel [contra os palestinianos] como 'bárbaro e racista'.

Daily Telegraph - Mahmoud Ahmadinejad chama ao genocídio dos judeus perpetrado pelos nazis, 'um mito'.

Benjamin Netanyahu fez uma denúncia inflamada do líder iraniano na mesma reunião das Nações Unidas: "Ontem, o homem que afirma que o holocausto é uma mentira falou neste pódio," disse ele. "Seis meras décadas depois do holocausto, dá-se legitimidade a um homem que nega o assassínio de seis milhões de judeus, enquanto promete riscar do mapa o Estado de Israel, o Estados dos judeus. Que vergonha. Que insulto à Carta das Nações Unidas."

O Sr. Ahmadinejad tem falado sistematicamente sem rodeios sobre a tentativa nazi de destruir a raça judaica. "Eles [os judeus] criaram um mito hoje a que chamam o massacre dos judeus e consideram-no um princípio acima de Deus, das religiões e dos profetas," declarou Ahmadinejad numa conferência sobre o holocausto organizada em Teerão em 2006.

Comentário

O historial do comportamento do Sr. Ahmadinejad de ataques carregados de ódio aos judeus, dever-se-á, como afirmam certos peritos, a uma tentativa de afastamento de quaisquer suspeitas acerca da sua origem judia, ou, mais prosaicamente, estará o Sr. Ahmadinejad a sujeitar-se entusiasticamente aos jogos de Washington na sua "Guerra ao Terrorismo"?

1 comentário:

Anónimo disse...

Ele não odeia os judeus odeia os judeus falsos os do holocasto que são judeus convertidos que vieram da Kazaria que se converteram ao judaismo a muitos seculos atrás que são caucasianos nem sequer são semitas porque são loiros.Depois começaram a migrar para a Alemanha,Polónia,Englaterra,Estados Unidos.Esta gente nunca saiu de Israel querem se passar por outra entidade que não são mas consequiram.Por isso o termo nunca houve um holocasto de judeus,porque os outros não o são.

Related Posts with Thumbnails