As estátuas também morrem
via A Matéria do Tempo by Fernando Ribeiro on 8/23/10
Escultura proveniente do Reino do Benim, na atual Nigéria. Clicar na imagem para vê-la ampliada. (Foto: Sociedade de Geografia de Lisboa)
Les statues meurent aussi é uma curta metragem, com a duração de cerca de 30 minutos, feita entre 1950 e 1953 por Alain Resnais e Chris Marker. É um filme que marcou a história do cinema documental, em particular, e do cinema em geral, não só pela qualidade da sua realização, mas também pela qualidade do seu conteúdo. Com efeito, o filme Les statues meurent aussi é uma pedrada no charco formado por algumas "verdades" coloniais, que naquele tempo eram consideradas absolutas e definitivas. É um filme que nos ensina a ver a grande Arte Africana.
O filme é falado em francês. No entanto, a versão que aqui se apresenta, e que está divivida em três partes por causa das limitações de tempo que até há pouco eram impostas pelo Youtube, está legendada em inglês. Lamento, mas não encontrei nenhuma versão legendada ou falada em português. Lembro que o filme pode ser visto em tamanho grande (preenchendo todo o ecrã) clicando na figura em forma de quadrado, formado por setas apontando para os vértices, que se vê no canto inferior direito dos vídeos.
Les statues meurent aussi, 1ª parte
Les statues meurent aussi, 2ª parte
Les statues meurent aussi, 3ª e última parte
Sem comentários:
Enviar um comentário