terça-feira, 22 de junho de 2010

Para trabalhar menos, basta manter a atenção

via Insistimento by Marcos Rezende on 5/26/10
Atualmente existem várias literaturas tratando sobre gestão eficaz do tempo. Um material brasileiro excelente é o do Christian Barbosa que passou por uma crise pessoal no início da sua carreira e criou o conceito da Tríade do Tempo. Outro que chamou atenção, foi o americano Timothy Ferris com o seu livro 'The Four Hour Workweek' (algo como 'A semana de trabalho de quatro horas') que explica conceitos também interessantes sobre gestão do tempo, principalmente no quesito da delegação de tarefas. Enfim, mas o que todos aqueles que falam sobre o tema de gestão eficiente do tempo estão no fundo querendo dizer?
Ler mais


Com a invasão da tecnologia nas nossas vidas, ficamos submissos a chegada de novas atividades que não escolhemos para nós a todo momento. Por exemplo, não é possível abrir o Gmail para pesquisar um e-mail sem esbarrar com as recém-chegadas mensagens e evitar de ler pelo menos os seus títulos. Lá se foram preciosos segundos gastos com uma atividade que não tínhamos interesse imediato. Da mesma forma que não conseguimos abrir o twitter para twittar algo e não dar uma "lida rápida" nas twittadas dos seus amigos. A nossa falta de atenção faz com que nos percamos comumente não só nas atividades do nosso dia-a-dia, mas também em nossos próprios pensamentos, pensando duas ou mais coisas ao mesmo tempo, mudando de canal como quem é louco por televisão.
Na minha experiência de vida, tenho aplicado gradativamente algumas práticas que tem me possibilitado um maior conforto no uso do tempo. Uma dessas práticas que mais colaborou para transformação da maneira como vivo, é a prática da atenção a atividade corrente. Notei, fazendo alguns testes, que manter a atenção na atividade que estamos fazendo, não nos faz mais rápidos, mas melhores. Melhores no sentido de que, como colocamos toda atenção naquela única tarefa que estamos executando, a soma dos resultados de cada ação sai próximo ao perfeito.
Veja que aqui não falo de focar somente em uma tarefa por vez, como redigir um e-mail para alguém, mas sim em manter atenção em cada letra que está sendo escrita e em cada frase resultado da soma de cada letra. Tomando a escrita de um e-mail como exemplo, fica difícil enxergar o que desejo demonstrar, mas você já preparou algo na cozinha? Uma pizza, um pão, um bolo? É impressionante o que podemos aprender quando estamos fazendo atividades não-tecnológicas, pois talvez seja nessas atividades que reside a verdadeira sabedoria de aprendermos verdadeiramente mais sobre nós através das nossas próprias ações.
Há alguns finais de semana, tenho praticamente desligado o computador (no máximo 2 horas no total) e convivido mais com a família e fazendo atividades manuais que me aprimorem de alguma forma. Assim, tenho colocado a prática as minhas habilidades culinárias que não eram nada boas, tendo em vista que vivi mais de 20 anos no Rio de Janeiro e lá, por ter uma vida muito mais corrida e disputada, comia em restaurantes, bares, lanchonetes e quase nunca cozinhava. O que aprendi nesse exercício é que quanto mais damos atenção a cada momento na preparação do alimento, melhor ele fica, sem importar o tempo que você levou para prepará-lo. Demoro muito cozinhando, aliás, demoro o meu ideal, mas me falaram este final de semana: "Você demora muito para preparar a massa" e eu contra-argumentei:
Foi tentando fazer as coisas mais rápido que nós perdemos a noção da perfeição de fazer as coisas devagar, pacientemente e com atenção.
Quando você é empregado em uma empresa, você serve a quantos clientes? Um, não é mesmo? Só o seu chefe. Daí você se torna freelancer e começa a servir a um ou dois clientes, mas só. O tempo continua o mesmo (24 horas para todos) e você agora passa a servir duas pessoas. Depois dessa experiência você começa a fazer contratos com outros clientes, formaliza e amplia o seu negócio e começa a servir a não um ou dois, mais a cinco, dez, vinte pessoas, além, é claro, dos seus funcionários que agora dependem de você. A duração do dia? Continua a mesma.
Mas o que tem a ver gestão do tempo, cozinha, atividades manuais e empreendedorismo? Tudo. Quanto mais responsabilidades você admite entrar na sua vida, mais capaz você se torna em ser perfeito. Como uma pedra que é bruta no topo da montanha e precisa se arriscar na descida para se polir totalmente e chegar bela e perfeita no rio que passa logo abaixo, nós precisamos nos arriscar, sem fazer contas, a assumir mais responsabilidades, para treinarmos a atenção e trabalhar menos. Pode parecer paradoxal, mas isto é possível.
Hoje atendo pessoalmente a 12 clientes em projetos de marketing para internet na Noxion. Cuido de cada projeto como se fosse meu e gerencio tarefas da minha equipe lá dentro. Além disso, exerço todas aquelas atividades familiares, como fazer compras, pegar filhas na escola, levar alguém a uma festa, etc. Escrevo aqui no blog, escrevo meus e-books e ainda assim estou conseguindo reduzir o número de horas trabalhadas 10% a cada mês que passa, sendo o meu objetivo o de trabalhar apenas quatro horas por dia, quatro dias por semana, para tirar o restante do tempo para estudar, ler, divertir-me e criar novos projetos.
Este exemplo é para demonstrar que é possível se tornar dono da própria vida sem ser escravo dela. Que mudar e permitir que novas responsabilidades sejam incorporadas ao seu dia a dia é possível e que isto é uma forma de comprovar a fé que temos em nós mesmos, em nos tornarmos melhores no meio do tornardo que hoje é a sociedade atual. Temos o poder de optar por estar na periferia do tornardo ou no seu centro, onde os ventos não sopram. Você sabia disso? Que no centro de um tornardo não existem ventos?
Assumir mais responsabilidades e continuar centrado é colocar à prova a fé que temos sobre o nosso potencial. Ter fé e não assumir novas responsabilidades, não construir nada e não fazer aquilo que só nós podemos fazer, não é fé, é medo e disto todos já estão cheios.
Marcos Rezende é consultor, coach, escritor e empreendedor da área de tecnologia e internet à frente da Noxion. Através do projeto Insistimento trabalha conscientizando pessoas sobre seus talentos inatos apoiando-as a buscarem na profissão e no empreendedorismo uma forma de servir ao mundo sendo a diferença que desejam para ele.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails