sexta-feira, 12 de março de 2010

Recife e Olinda festejam mais um aniversário em 2010

via 365 dias by Fabio Santos on 3/11/10
Recife 473 anos, Olinda 475 anos. Morar em duas cidades litorâneas como estas tem o seu charme. Praias abundantes, cultura em ebulição, povo cordial e história, muita história.
Olinda foi no passado a principal cidade de Pernambuco, ainda no período das capitanias hereditárias, perdendo este status para Recife. Hoje, apesar de ter perdido o brilho econômico, Olinda é famosa mundialmente pelo seu carnaval, por suas ladeiras históricas, casarões e igrejas.
Não é a toa que a cidade foi declarada pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Recife e Olinda
Recife e Olinda, por Pedro Valadares
Recife por sua vez, é hoje a principal cidade do estado de Pernambuco. Com sua pujança baseada especialmente em serviços, oferece ampla variedade shoppings, universidades e prédios históricos, com destaque para o bairro do Recife Antigo.
É uma cidade de grande concentração populacional, onde predominam bairros e comunidades populares. É uma cidade referência no nordeste em diversos setores como saúde, comércio e tecnologia da informação.
Apesar dos problemas inerentes as grandes cidades, Recife e Olinda possuem um charme característico de cidades históricas. O presente que não esquece o passado, as tradições e as raízes culturais. Neste 12 de março, parabéns Recife e Olinda!
Veja mais:
Posts relacionados:

2 comentários:

Canto da Boca disse...

Muito gentil seu poste sobre as duas cidades-irmãs, nós que amamos essas cidades, agradecemos encarecidamente.
No Recife existe também um importante polo universitário, sem mencionar que a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), é uma referência para o Nordeste e o Brasil.
Você sabia que em Olinda existe o convento carmelita mais antigo fora de Portugal? E em Olinda, fundou-se também o primeiro curso de Direito do Brasil? Curiosidades que envaidecem aos nativos, risos.

Achei muito simpático seu poste.

;)

Rui Moio disse...

Olá Canto da Boca

Muito obrigado pela referência e pela simpatia. Também me agradou muito que tivesse gostado.
O meu filho foi bolseiro na Universidade Federal de Pernambuco e adorou Olinda e o Recife.
O nordeste brasileiro tem muito de nós, lusófonos.
Gostei muito do seu blogue Canto da Boca.
Muito obrigado por seguir o Alma Viva.

Related Posts with Thumbnails