Empossados novos administradores municipais [na cidade do Uíge - Angola]
A divisão administrativa da Angola de hoje continua a ser, em linhas gerais, a que vigorou até à independência. Os antigos distritos denominam-se hoje províncias, as antigas circunscrições continuam a designar-se por circunscrições e os postos administrativos são hoje designados por comunas.
Os administradores de circunscrição são agora denominados administradores municipais e os antigos administradores de posto de administradores comunais. Os adjuntos de administrador de circunscrição ou de administradores de posto continuam a ter a mesma designação. Contudo, contrariamente ao tempo antigo, os administradores são nomeados ao mesmo tempo que os seus adjuntos e por um período de 5 anos. Parece haver uma preocupação por parte do governo nacional de Angola em se criarem equipas fortes entre os administradores e seus adjuntos e que a equipa nomeada possa exercer um mandato durante algum tempo, no caso, de cinco anos no mínimo. Recorde-se que no tempo português os adjuntos não eram nomeados ao mesmo tempo que os administradores e os administradores não permaneciam, em geral, mais que dois anos na administração da mesma circunscrição.
Rui Moio**************************
Uíge - Os novos administradores municipais e seus adjuntos recentemente nomeados tomaram posse ontem, nesta cidade, em acto orientado pelo governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo. Ler mais