Tratamento para apneia do sono reduz risco cardiovascular
Estudo da FMUP publicado na revista científica “Sleep and Breathing”
«Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), hoje divulgado, demonstrou pela "primeira vez" que o uso de sistemas de pressão positiva contínua automática (APAP) reduz significativamente o risco cardiovascular nos doentes com apneia obstrutiva do sono.
Segundo os investigadores, estes sistemas são pequenas máquinas ligadas a uma máscara facial que ajudam o paciente a respirar durante o sono, diminuindo os episódios respiratórios e reduzindo a sonolência durante o dia. O que distingue este dispositivo do tradicional (CPAP) é que, com o primeiro, o nível de pressão na via respiratória varia ao longo de cada ciclo respiratório durante o sono, de acordo com as necessidades de cada doente, sendo, por isso, mais confortável.
O trabalho em causa, liderado pela investigadora Marta Drummond, do Serviço de Pneumologia da FMUP, avaliou 74 pacientes com apneia obstrutiva do sono moderada a grave, do sexo masculino. O risco cardiovascular dos pacientes foi avaliado antes e depois de se iniciar o tratamento com sistemas de APAP.»
Fonte: Blogue "Ciencias Hoje - Notícias", post de 11Jan2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário