domingo, 14 de fevereiro de 2010

Filme fuga à guerra da descolonização

via BRAVOS RETORNADOS, ESPOLIADOS, DESLOCADOS... by MariaNJardim on 1/21/10

'Vitória' recorda fuga de África

Ouvir com webReader
Drama: Emoções fortes na nova novela da SIC
Vitoriasic

Acabada de chegar da Nova Zelândia, Danae Magalhães está radiante com a participação na futura novela 'Vitória', que a SIC vai transmitir e cujo enredo assenta na vivência dramática dos portugueses, que tiveram de abandonar as colónias africanas e deixar tudo para trás, regressando sem bens e, em muitos casos, sem familiares.

"É uma experiência muito rica e que me toca de forma especial. Os meus pais tiveram de sair de Moçambique", contou ontem a actriz e antiga miss, nas filmagens da novela em Viana do Castelo, junto ao navio 'Gil Eanes', que transportou milhares de retornados de África.
A recriação do ambiente de 1975 – que inclui o porto de Alcântara – promete ser um dos aspectos mais marcantes da novela, produzida pela SP Televisão, que mobilizou 300 figurantes, usando em muitos casos roupas e objectos da época cedidos por famílias de retornados.
"Como psicóloga e apaixonada por História e investigação, este é um trabalho estimulante", frisou Danae Magalhães, empenhada no papel de 'Alice', mãe de 'Rodrigo' – o protagonista da novela, representado por Diogo Morgado, que contracena com Joana Seixas. O elenco inclui Virgílio Teixeira, a apresentadora Helena Ramos e o cantor Carlos Mendes.
Os laços de amizade e de ódio despoletados por antepassados na fuga à guerra da descolonização vão marcar as relações familiares dos novos tempos. "Esta novela vai provocar o debate e a atenção que são devidos às pessoas que viveram o drama da descolonização e que o Estado português procurou escamotear", assegurou Sofia Almeida, chefe de produção, convicta de que 'Vitória' vai emocionar os portugueses, e sobretudo os que "viveram o drama de perder tudo mas venceram, assumindo-se os grandes impulsionadores da economia portuguesa".
Mário Fernandes - CORREIO DA MANHÃ(Lisboa) - 31.08.2008.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails