terça-feira, 10 de julho de 2012

O Credo em Latim

Para recordar o credo quando as missas eram em latim; e, também, para todos os que estudaram, estudam e apreciam o latim, a língua do Império de Roma  Ah, também, para os que apreciam música sacra.
Rui Moio 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Hubble capta estrela arrancando atmosfera de exoplaneta - Erro na distância entre o exoplaneta e a sua estrela?

Nota Pessoal:
A distância da Terra ao Sol é de 150 milhões de quilómetros. 

1. - Como é que se chegou à conclusão que um planeta (a 3 milhões de quilómetros da estrela) está 30 vezes mais perto da sua estrela do que a terra do Sol? 

2. - Parece-me também que é impossível acontecer que um planeta gigante orbite apenas a 3 milhões de quilómetros da sua estrela 

3. - Se o planeta está 30 vezes mais perto da estrela que a Terra está do Sol e se o planeta está apenas a 3 milhões de quilómetros da estrela, então, a distância da Terra ao Sol seria de apenas 90 milhões quilómetros, o que. como sabemos, é errado. 

Conclusão: Assim, julgo que se cometeu um erro grosseiro no enunciado do artigo. 
O autor talvez quisesse dizer que o planeta gigante estará a 50 milhões de quilómetros da sua estrela, o que corresponde a uma distância 3 vezes inferior à distância da Terra ao Sol.

Rui Moio

Fonte: Hubble capta estrela arrancando atmosfera de exoplaneta in Inovação Tecnológica - 28/06/2012

sábado, 7 de julho de 2012

Peter Higgs - Razão invocada para a reforma prematura

Nota pessoal
Segundo a notícia, o cientista Peter Higgs parara de fazer investigação no princípio da década de 80 por ser demasiado velho, pois, segundo disse:  “Não podia, com aquela idade, adquirir o conhecimento novo de matemática que era necessário para dar uma contribuição...”.

Ora, considerando que o cientista se reformara a meio da década de 80, então, na altura, teria apenas uns 57 anos - uma idade em que muitos pensadores e cientistas estão ainda na melhor forma para aprenderem coisas novas. Ora, creio que, na verdade, o cientista reformou-se por razões de doença e não como ele afirma: por já não se sentir disponível para aprender a nova matemática.
Rui Moio
rui.moio@gmail.com

Fonte: Jornal Público de 06Julk2012 - artigo «"É bom ter razão", diz Peter Higgs»

Related Posts with Thumbnails