quarta-feira, 11 de junho de 2008

8 formas pouco convencionais de utilizar o Twitter - a não perder!

via Fique Rico Online de Paulo Faustino em 10/06/08

Tenho lido com alguma regularidade, em muitos blogs e outros espaços online, de que o Twitter serve para muito pouco.
Na verdade o Twitter pode ser um passatempo interessante, se for utilizado com mestria e qualidade. Existem muitas formas pouco convencionais de utilizar o sistema, pelo que pode ser interessante para si, utilizar algumas delas.
No caso de ainda não utilizar o Twitter, registe-se e siga-me no meu perfil. Se ainda não conhece o Twitter do Fique-Rico, convido-o também a participar.

Gerir o seu calendário pessoal
O Twittercal é um sistema que permite conectar directamente a sua conta do Google Calendar e o Twitter, permitindo-lhe controlar eventos no seu calendário, a partir do Twitter. A única coisa que tem de fazer, é autorizar o Twitter a aceder ao seu Google Calendar, adicionar o perfil gcal aos seus amigos e enviar mensagens sempre que tiver uma data ou informação pertinente para inserir no seu calendário. Para o fazer, utilize a seguinte função: ("d gcal encontro amanhã com o António às 17h").

Envie lembretes para si mesmo
O Timer é um bot que funciona como alarme, e lhe permite colocar lembretes que o ajudem a lembrar de datas ou momento importantes na sua vida. Adicione o Timer à sua lista de amigos, e envie-lhe uma mensagem directa com o seguinte formato: "d timer [# nº minutos para o lembrete] [a sua mensagem]".
Há hora que registou, o Timer irá enviar-lhe um Twitt com a lembrança que havia registado. Uma vez que as mensagens viajam pelos servidores do Twitter, e o serviço muitas vezes está lento e com slowdowns, não é muito aconselhado que utilize o serviço para marcar lembranças muito importantes, como a comida que deixou ao lume por exemplo.

Monitorize o seu website
O MoniTwitter é um serviço que junta a monitorização e o twitter num só produto. O serviço necessita de registo, onde lhe são pedidos dados concretos do Twitter e do website a monitorizar.
O serviço passa a verificar com uma periodicidade definida o seu website, e envia-lhe um Twitt sempre que não conseguir aceder ao seu website.
O serviço envia também mensagens de controlo, com o tempo de carregamento da sua página, e outra informação pertinente.

Controle a Metereologia
Agora que estamos a chegar ao verão, é importante manter o controlo sobre a Metereologia e o estado do mar.
Adicione o forecast aos seus amigos no Twitter, e envie-lhe uma mensagem no seguinte formato: "d forecast [cidade, estado abreviado]".
Um exemplo para Portugal seria: "d forecast [Lisboa]" e para o Brasil seria "d forecast [Rio de Janeiro, RJ]".
O serviço envia de volta um Twitt com o estado metereológico da zona que referiu no pedido.

Promova o seu Blog
O TwitThis coloca um botão nos seus posts do seu blog, com um pequeno link que permite aos outros utilizadores, referenciarem o seu blog no twitter.
O serviço inclui um plugin para Wordpress, que adiciona automaticamente o serviço a todos os seus posts, dentro do seu blog.
Adicionalmente, o serviço TwitterFeed, adiciona links dos seus posts, dentro do RSS Feed do seu Twitter. Uma forma meio discreta de auto-promover o seu blog.

Confissões Anónimas
Esta ferramenta é particularmente interessante para quem adora dizer mal de outras pessoas, sem ter de se expor publicamente.
O serviço Confess 2.0 permite-lhe fazer micro confissões anónimas, que farão parte do confession's Twitter feed, onde é possível ler também, confissões de outros utilizadores.
É uma forma de dizer o que pensa, sem que isso interfira directamente na relação ou acção, que tem para com o destinatário.

Fique actualizado sobre o Mundo
Para os mais cépticos acerca do Twitter, este é o verdadeiro e derradeiro trunfo para que se inscrevam no serviço.
Já existem uma série de grandes empresas a fazer uso do Twitter, nomeadamente a CNN, BBC, e o New York Times.
Basta seguir estes grandes media para se manter actualizado sobre o que se passa no mundo. O twitter já este ano foi utilizado para controlar os fogos na California, sinal de que o serviço até é viável e de qualidade.

Receber Versos da Biblia Diariamente
O serviço ESVDaily envia para o seu Twitter, um verso da biblia, uma vez por dia. A versão é em Inglês e na verdade não faço ideia se existirá tradução para outras línguas. É bem possível. Para quem é ligado às questões religiosas, é certamente uma mais-valia.

Existem certamente outras formas de utilizar o serviço. Se por ventura utilizar o serviço de outra forma menos convencional do que notificar os seus amigos do seu dia-a-dia, por favor coloque um comentário. Terei muito gosto e interesse em aumentar esta listagem.
Sei que existem mais serviços do tipo, e vou ficar de olho nas novidades, pelo que é possível que este post seja actualizado no futuro.

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Outros posts de interesse:

Trignosfera Alojamentos

Este é um post do blog: Fique Rico Online

8 formas pouco convencionais de utilizar o Twitter - a não perder!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails